Atualizado em: 17 janeiro 2014

Quem Foi Jango? Saiba Mais Sobre o Ex-Presidente João Goulart

Saiba que uma das diferenças entre o governo Jango e os precedentes foi o envolvimento que o Poder Executivo passou a ter com a questão agrária
Você Sabia?
Que a política surgiu na Grécia clássica, período da história humana no qual o pensar mítico é fagocitado pelo pensar racional
download (4)

Jango venceu duas eleições como Vice-presidente da República

O ex-presidente João Goulart voltou à atenção de todos os brasileiros devido à exumação de seus restos mortais, à pedido da família, para averiguar se ele fora assassinado ou não.

João Goulart foi deposto pelo regime militar em 64 e acabou falecendo em 76, exilado na Argentina. Desde sua morte existe uma suspeita de que sua morte foi planejada pelas ditaduras do Brasil, Argentina e Uruguai.

publicidade:

Minibiografia

Popularmente conhecido como Jango, João Goulart assumiu a presidência em 1961 e saiu em 1964, quando foi deposto após o golpe da junta militar. Jango nasceu no Rio Grande do Sul onde começou sua carreira política no PTB, Partido Trabalhista Brasileiro, à convite de Getúlio Vargas. Ele cresceu como protegido de Vargas virando um dos políticos mais proeminentes do partido.

Jango foi deputado federal pelo Rio Grande do Sul em 1951, depois Secretário da Justiça do governo de Ernesto Dornelles no Rio Grande do Sul, e em 1953, Vargas o indicou Ministro do Trabalho. Depois da crise profunda que o governo Vargas passou, e que levou ao suicídio do então presidente, Jango pensou em deixar a carreira política, mas logo voltou atrás. Em 1956, Jango foi eleito vice-presidente do Brasil ao lado de Juscelino Kubitscheck. Em 1960, foi eleito vice-presidente novamente, dessa vez ao lado de Jânio Quadros.

Presidência

Em 1961, Jânio Quadros renunciou ao cargo de Presidente da República, deixando a vaga para seu vice-presidente João Goulart. A subira de Jango ao poder deixou vários políticos de direita e boa parte dos militares temerosos, pois o novo presidente era considerado muito radical para esses grupos. João Goulart tinha tendências esquerdistas, políticas nacionalistas e procurava reestabelecer ou reforçar o contato com países comunistas.

O Congresso estava relutante em aceitar Goulart como presidente, mas acabou cedendo ao chegarem a um acordo de que Jango seria presidente sob um regime parlamentarista, onde Goulart seria o presidente e Tancredo Neves seu Primeiro Ministro. Porém, em 1963, o regime parlamentarista foi fortemente rejeitado pela população brasileira em plebiscito e Jango virou presidente com todas as forças do presidencialismo.

Informação

Essa nova fase foi marcada por relações mais fortes com a centro-esquerda e a procura pela Reforma Básica. Não durou muito tempo, em 1964, o golpe militar o depôs e o então presidente teve que se exilar na Argentina onde se envolveu com políticas locais, mas planejava, em 1976, voltar ao Brasil. Mas, em 6 de Dezembro de 1976, Jango morreu, de um suposto ataque cardíaco, que a exumação irá confirmar ou refutar.

Vídeo sobre Jango

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook