Atualizado em: 7 maio 2013

Qual o papel nas Nações Unidas

Conheça um pouco mais sobre o surgimento e qual o real papel das Organizações das Nações Unidas que é uma das maiores diplomacias mediadoras do mundo.
Você Sabia?
Durante o mês de maio em 2013, a ONU está lançando esta semana mais um espaço de diálogo com o público brasileiro e falante da língua portuguesa em geral.
Qual o papel nas Nações Unidas 01

Em Assembleia, a presidente Dilma Rousseff fala sobre o aumento da globalização. (Reprodução)

A Organização das Nações Unidas, mais popularmente conhecida e chamada de ONU fora fundada no ano de 1945 com o findar da segunda guerra mundial.

Surgimento

Numa conferencia realizada em São Francisco nos EUA e tinha a missão de substituir a antiga (e extinta) Liga das Nações (Ou Sociedade das Nações) que surgiu no ano de 1919 com o findar da primeira guerra mundial (como sabemos, a mesma fracassou dando origem a segunda guerra e por tal, com o findar dela, houve a necessidade de criar um mecanismo mais eficaz).

publicidade:

Pra que Serve?

A ONU fora criada sob os mesmos princípios: manter a paz, a cooperação entre as nações e segurança.

Depois da segunda guerra, a ordem mundial estabeleceu de uma nova forma, um novo equilíbrio de força internacional. Dentro da ONU, temos suas subdivisões que são: Corte Internacional de Justiça, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Secretariado, Conselho de Tutela e Assembleia Geral. A ONU tem dez países que tem mandatos de dois em dois anos. Atualmente, os países que compõe o quadro são: Brasil, Japão, Bósnia, Nigéria, Uganda, Gabão, Áustria, Herzegovina, Líbano, Turquia e México. Os cinco membros permanentes são: França, Rússia, Estados Unidos, Reino Unido e China.

A Assembleia Geral é representada por todos os países assinantes. Eles se reúnem pelo menos uma vez por ano, ou se forem convocados para situações especiais e especificas. A aprovação de qualquer determinação de qualquer matéria deve ter, pelo menos, dois terços dos votantes.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook