Atualizado em: 27 setembro 2011

Qual o correto: Mega ou Megas?

Quando nos referimos a quantidade de espaço para armazenamento, memória disponível ou velocidade da conexão de Internet, qual o correto a se falar: 5 Mega ou 5 Megas?
Mega ou Megas? Qual o correto?

Mega ou Megas? Qual o correto?

Esta é uma dúvida recorrente e não faltam explicações equivocadas na Internet, muitas das quais fornecidas até por quem, supostamente, deveria ter conhecimento de causa. Porém neste caso, a tecnologia conseguiu confundir até pessoas que, costumeiramente, fazem bom uso da língua pátria.

Quando nos referimos a quantidade de espaço para armazenamento, memória disponível ou velocidade da conexão de Internet, qual o correto a se falar: 5 Mega ou 5 Megas?

publicidade:
Operadora NET usando o português correto

Operadora NET usando o português correto

A resposta certa

A resposta certa é: 5 Mega.

Por mais que a lógica remeta a dedução de que, se a quantidade é superior a uma unidade, portanto estaríamos nos referindo ao plural, então, usar o “s” no final da palavra seria o correto, neste caso específico, esta regra não se aplica.

Quando alguém fala que possui uma Internet de 5 Megas, está errado. O certo é falar: Minha internet tem 5 Mega.

Explicação

Se a unidade de medida é o MEGABIT, logo, 5 MEGA = 5 MEGABITS.

Portanto, se apenas o radical MEGA for pronunciado, o correto é omitir o “S” que se refere a bits.

O erro é facilmente assimilado quando percebemos que, pronunciando “5 MEGAS”, estamos adicionando um “S” onde ele não existe, e então teríamos também que dizer: 5 MEGASBITS. 

O mesmo conceito se aplica a outros radicais, como HYPER, SUPER, TERA, PETA, KILO, entre outros.

Um pouco mais sobre o que é Mega

A explicação está na definição de “Mega”, atualmente, quase um neologismo derivado da abreviação de “Megabits” ou “MegaBytes”.

Ocorre que, em informática, a unidade de medida básica é o “bit”. Você já deve ter ouvido falar dele, e também do “Byte”, que é o conjunto de 8 bits.

O bit é a unidade usada para informar o espaço de pendrives, discos rígidos, cartões de memória, espaço disponível no e-mail, entre outras coisas. Bem como, também é usada para determinar a velocidade de uma conexão de rede, seja local, ou de Internet, por exemplo.

Planos de Internet são vendidos em Megabits por segundo (Mbps). Por isso, seu provedor de Internet, abrevia “10 Megabits por segundo”, ou “10 Mbps”, simplesmente para “10 Mega”. O apelo comercial também é bem maior e permite uma assimilação melhor por parte de quem não possui conhecimento técnico, além é claro, de fazer uso correto da língua pátria.

O termo “Mega”, por sua vez, é um múltiplo, que no caso da informática, equivale a 1.048.576 Bytes

Operadora Velox usando corretamente o português

Operadora Velox usando corretamente o português

Exemplos

1 Byte = 8 bits
1 KiloByte ( KB ) = 1 024 Bytes
1 MegaByte (MB) = 1 024 KB = 1 048 576 Bytes
1 GigaByte (GB) = 1 024 MB = 1 073 741 824 Bytes
1 TeraByte (TB) = 1 024 GB = 1 099 511 627 776 Bytes
1 PetaByte (PB) = 1 024 TB = 1 125 899 906 842 624 Bytes

Letras maiúsculas e minúsculas mudam tudo

A abreviatura de bit é um “b” minúsculo, logo a forma correta de se escrever é, por exemplo, “10 bits”.

Se alguém cismar de colocar um “B” maiúsculo ai, tudo muda, pois o “B” maiúsculo é abreviatura de Bytes. Lembre-se que 1 Byte = 8 bits.

Portanto, Internet de 10 MB é diferente de Internet de 10 Mb. Com a padronização usada pelas operadoras brasileiras, a segunda opção está correta, pois se refere a 10 Megabits por segundo.

Conclusão

Não entendeu nada, mesmo após uma explicação tão detalhada? Então ignore o senso comum equivocado e se expresse corretamente, se referindo a unidades de medida de armazenamento e de velocidade de rede como “MEGA”, sem o “s” no final, pois neste caso, está se referindo unicamente ao radical. Quando te sacanearem, dê o link deste artigo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook