Atualizado em: 21 dezembro 2009

Protocolo De Kyoto O Que É

Muitas pessoas não sabem, mas o Protocolo de Kyoto funciona como um contrato, assinado por vários países do mundo, onde visa a diminuição da emissão de CO2 por esses países. Esse gás é o principal contribuinte para o efeito estufa, fenômeno que vem aumentando a temperatura global com o passar dos anos.

publicidade:

Foi aberto para assinaturas em 11 de Dezembro de 1997 e ratificado em 15 de março de 1999. Desde então os países que assinaram o Protocolo devem fazer o máximo para diminuir a poluição da atmosfera, mas não é sempre isso que acaba acontecendo. Países grandes da Europa e os Estados Unidos não assinaram o Protocolo.

Alegaram que isso iria prejudicar o desenvolvimento do país, mas são eles os grandes poluidores do mundo, ou pelo menos os mais poluidores. Com o Protocolo, a emissão já é muito grande, mas imagina se ele não existisse. Na conferencia de Copenhague, na Dinamarca, os países discutem meios de diminuir ainda mais a emissão de gases poluentes.

O detalhe é quem em 2010 o Protocolo expira, ou seja, acaba sua validade. A ONU está avaliando a possibilidade dessa data ser prolongada e outros países entrarem na lista de assinantes. O Brasil faz parte dos países signatários (que assinaram) do Protocolo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook