Propaganda Enganosa

Propaganda Enganosa

Os produtos comestíveis sempre aparecem diferentes no comercial ou na embalagem, o anuncio acima, exemplifica bem isso. (Foto: Divulgação)

Por diversas vezes as pessoas têm a oportunidade de ver as chamadas propagandas enganosas aquelas que prejudicam o consumidor e o induz ao erro de forma que o produto, serviço ou texto anunciado não possua verdadeiramente aquilo que foi passado, ou seja, as informações são mentirosas, inexistentes.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor propaganda enganosa é crime e está inserida no artigo 37 desde setembro de 1990 e quem praticar fica sujeito pela lei a uma pena que pode variar entre três meses a um ano e multa. Um exemplo clássico disso são as peças publicitárias que veiculas o anúncio de determinado produto.

Na televisão é possível ver diariamente as lojas, supermercados, entre outros oferecendo algo por um preço, ao chegar ao local o cliente se depara com um valor totalmente diferente e normalmente acima do que foi visto, isso é crime e a pessoa tem o direito de pagar a quantia anunciada.

Fique atento ao que se escuta e vê!

Muitas vezes os anunciantes utilizam de maneiras sutis para inebriar o consumidor e em alguns casos eles conseguem mandar o recado com certo exagero, mas sem serem mentirosos, então caberá a você interpretar a mensagem.

O papel dos publicitários é encantar o público para que aquela propaganda seja tida como a melhor e não saia de jeito nenhum da cabeça das pessoas, por isso, há um encantamento nelas que nem sempre as transforma em enganosas.

No entanto, não costuma sair por ai acreditando 100% em tudo que é exposto a você, faça a linha do chato, que pergunta tudo e que saber dos mínimos detalhes, só assim é possível não cair no conto do vigário e se dar mal.