Atualizado em: 11 fevereiro 2014

Deputado Estadual: Funções, Dia a Dia e Local de Trabalho

O papel do cidadão é cobra os governantes, mas para isso é preciso saber quais são as funções que devem ser exercidas por eles.
Você Sabia?
Já que o deputado estadual deve prezar pela defesa dos direitos dos cidadãos s perante a Assembleia Legislativa é importante ter ciência de que esse é um cargo também importante e na hora de bota não escolha qualquer um.
Deputado Estadual

Assembleia Legislativa de São Paulo. (Foto: Divulgação)

As funções de um deputado estadual são bastante parecidas com as do deputado federal, a mudança segue apenas no âmbito que eles atuam. O primeiro atua na esfera estadual e defende os interesses do estado pelo qual foi eleito.

Um deputado federal é também eleito pelo povo através do voto, mas nesse caso é levada em consideração a votação da legenda do partido do candidato e dos coligados. É função primordial representar a sociedade civil na Assembleia Legislativa.

publicidade:

Funções do Deputado Estadual

  • Fiscalizar as conta do governo estadual;
  • Fazer funcionar as leis vigentes estaduais;
  • Propor, alterar, revogar e emendar leis;
  • Criar comissões Parlamentares de Inquérito.

Salário

O deputado estadual deve estar presente nas sessões da Assembleia Legislativa para discutir as propostas, participar das decisões tomadas e defender os interesses da população que o elegeu.

O salário de um deputado estadual se eleva a R$ 18 mil, junto com gratificações e todos os direitos concedidos pelo governo. Fica bem difícil precisar a quantia.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook