Atualizado em: 11 fevereiro 2014

Prefeito: Funções, Dia a Dia e Local de Trabalho

Entenda o que deve fazer o prefeito da sua cidade, aproveite e cobre pelos seus direitos.
Você Sabia?
Oferecer estrutura pública para que todos tenham acesso à escola pública de qualidade e saúde básica é também função do prefeito. Os impostos pagos pela população devem ser destinados a esse tipo de coisa e não podem ser roubados dos cofres públicos.
Prefeito

O prefeito é a autoridade máxima do município e deve defender a população diante de tudo que diz respeito aos direitos públicos. (Foto: Divulgação)

A cada quatro anos ocorrem as eleições e você deve estar preparado para eleger quem irá comandar a sua cidade. Essa função de comando fica a cargo do prefeito, ou seja, cada cidade tem um como comandante.

É obrigação do prefeito administrar o município, cuidar  e defender a sociedade local, zelar pelos interesses da população em geral. Por isso, cobre se o serviço prestado não estiver de acordo, afinal, você foi quem elegeu por meio do voto, paga seus impostos e tem o direito de cobrar.

publicidade:

Rendimentos e Trabalho

Cada prefeito tem o seu gabinete instalado na Prefeitura Municipal, mas nem sempre eles podem ser encontrados por ali, pois exercer de fato a função demanda mais que isso. É preciso estar a par de tudo o que acontece, cumprir agendas, reunir –se  com os vereadores, entre outras atividades.

Os salário dos prefeitos variam de acordo com o município, mas é possível afirmar que, pelo menos, nas capitais brasileiras todos recebem acima de R$ 10 mil reais mensais em um salario liquido, e com diversos benefícios como auxílios para gastos e movimentações parlamentares.

Funções

  • Representar o povo e buscar melhorias para o município;
  • Oferecer qualidade de vida a todos (saneamento básico, educação pública e etc.);
  • Apresentar projetos de lei junto à Câmara Municipal;
  • Atender as reivindicações da população;
  • Elaborar planos que beneficiem as pessoas;
  • Controlar as tarifas;
  • Não abusar dos impostos e usá-lo de maneira justa.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook