Atualizado em: 16 julho 2013

Presídios Federais Brasileiros de Segurança Máxima

Os Presidios de segurança máxima segue o que foi criado em presídios americanos conhecidos como Supermax, cuja regra principal é manter os presos isolados
Você Sabia?
Que o Carandiru por localizar-se no bairro homônimo da cidade de São Paulo, foi uma penitenciária que se localizava na zona norte de São Paulo. Foi inaugurada na década de 1920 e sua construção é do engenheiro-arquiteto Samuel das Neves.
presidio

Presídios Federais criados para receber detentos de alta periculosidade em caráter

O sistema penitenciário federal se refere a administração de todas as cadeias que são de responsabilidade do Governo Federal. Fora o governo federal, somente os governos estaduais também podem manter presídios, de acordo com a legislação atual. Uma das criticas do sistema prisional do nosso país é justamente a falta de presídios de qualidade e que trabalhem justamente na recuperação dos presos.

Atualmente todos os presídios federais que existem no Brasil são considerados de segurança máxima, ou seja, estes locais reúnem todos os recursos disponíveis pelo governo para conseguir manter estas pessoas isoladas do restante da sociedade. Mas é importante lembrar sempre que, por mais que esta não seja a realidade que vemos em praticamente todas as cadeias do Brasil, objetivo não consiste apenas em manter o preso longe das pessoas. Ele também deve ter caráter educativo, ou seja, os presos precisam a aprender a se reintegrar para a sociedade.

publicidade:

Sobre os Presídios Federais

De acordo com as informações que são disponibilizadas pela própria entidade que administra estes perídios federais, as cadeias de segurança máxima que são administradas a nível federal representam o que há de mais moderno e seguro relacionado a custódia de criminosos.

Atualmente, cada presídio federal conta com capacidade para 208 presos, sendo que todos eles possuem equipamentos de última geração para detecção de drogas, explosivos ou qualquer outro tipo de armamento que pode entrar na cadeia de forma ilegal com os presos.

Lista de Presídios Federais de Segurança Máxima

  • Penitenciária Federal de Catanduvas – Paraná (inaugurada em 23/06/2006)
  • Penitenciária Federal de Campo Grande – Mato Grosso do Sul (inaugurada em 21/12/2006)
  • Penitenciária Federal de Porto Velho – Rondônia (inaugurada em 19 de junho de 2009)
  • Penitenciária Federal de Mossoró – Rio Grande do Norte (inaugurada dia 03/07/2009)
  • Penitenciária Federal de Brasília – Distrito Federal (em planejamento)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook