Atualizado em: 8 fevereiro 2013

Pré-requisitos para doar sangue

Saiba o por que de você doar um pouco de vida a alguém, e os pré requisitos para efetuar essa doação. Conheça algumas recomendações e doe vida!
Você Sabia?
Varias campanhas são realizadas, mas tem um grupo de jovens que todo ano reforça uma. A Campanha "Vida por Vidas" é realizado pelos jovens da Igreja Adventista do Sétimo dia e bate recorde em doações.
Requisitos para doar sangue

Esta doação deverá representar um processo bastante importante para o funcionamento de um hospital. (Reprodução)

A doação de sangue é um processo por qual qualquer cidadão que seja maior de 18 anos, e que tenha um peso acima de 50kg poderá comparecer de forma voluntária a qualquer centro de saúde das grandes cidades, com o intuito de se realizar uma doação de sangue.

O paciente passa por uma triagem médica, e caso passe deverão ser coletados em torno de 450ml de sangue, este que é examinado mesmo assim e caso não esteja contaminado, deverá ser armazenado, visando ainda a sua utilização futuramente em uma possível transfusão de sangue.

publicidade:

Este gesto de amor ao próximo e claro de carinho, e confundido muitas vezes, já que as pessoas acabam achando que o procedimento é doloroso e que vá causar dores. Não tem nada melhor do que você ajudar quem precisa, e ainda por cima saber que você auxiliou a dar luz a vida de alguém!

Por que doar sangue?

A ciência, apesar de ter avançado bastante em vários setores, não encontrou substitutos ainda artificiais eficientes para o sangue humano, e por este motivo todos os procedimentos médicos que deverão demandar da transfusão necessitam de fornecimento regular e seguro também deste elemento. Desta forma você deverá ter uma importância em se manter sempre abastecido, visando fornecer sangue em uma quantidade suficiente a uma demanda de transfusão, de todas as unidades públicas de saúde de qualquer região do país.

Pré Requisitos

Para que se torne um doador de sangue, é necessário que o voluntário possa apresentar algumas características distintas, como a seguir:

Ter idade entre 18 a 60 anos de idade
Pesar mais de 50 quilos
Não ter tido doenças de chagas ou mesmo contato com o inseto barbeiro
Não ter tido malária ou estado em regiões da doença nos últimos seis meses
Não tenha tido sífilis ou hepatite
Não sofra de epilepsia
Tenha doado sangue há pelo menos 60 dias no caso de homens e 90 dias no caso de mulheres.
Não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas da doação.

Recomendações

Tenha dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas antes de comparecer ao posto de doação, e no caso das mulheres não se pode estar grávida ou deverá ter passado um prazo de no mínimo três meses do último parto ou aborto. O sangue doado é submetido a uma série de exames e o doador poderá no final pegar este resultado.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook