Atualizado em: 12 setembro 2013

Prazo de Recadastramento Biométrico para Eleições

recadastramento biométrico um serviço oferecido pela Justiça Eleitoral, recadastrará cerca de 14 milhões de eleitores em todo o Brasil.
Você Sabia?
Que o livre exercício do voto surgiu em terras brasileiras com os primeiros núcleos de povoadores, logo depois da chegada dos colonizadores.
15180076

O recadastramento é obrigatório para todos, inclusive para aqueles com voto facultativo.

De acordo com um balanço recentemente realizado, mais de 288 mil eleitores realizaram o processo em Londrina no Paraná para o sistema biométrico que irá ser utilizado na cidade para as eleições de 2014.

De acordo com informações que foram divulgadas através do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi mencionado um balanço oficial sobre o recadastramento biométrico em Londrina, onde com isto mais de 60 mil títulos deverão ser cancelados, de acordo com os balanços do TER onde os eleitores não puderam comparecer para o recadastramento.

publicidade:

Sobre os Prazos

Os prazos para a realização do recadastramento biométrico na cidade de Londrina por exemplo, começou em março e seguiu até a última sexta feira no dia 6 e o sistema deverá ser utilizado na cidade a partir das eleições de 2014.

A grande meta inicial é que 80% dos eleitores fossem cadastrados, porém ela foi ultrapassada chegando a mais de 83%, caso isto não acontecesse o recadastramento deixaria de ser utilizado no ano de 2014.

Além disto de acordo com os balanços oficiais o número de eleitores em Londrina teria caído em torno de 17% em comparação ao último cadastro realizado pelo TRE passando de 350 mil eleitores para 315 mil. O número é próximo ao de abstenções que foram registrados no segundo turno de eleições de 2012 que chegou aos incríveis 18%.

Informação

Para os eleitores que ainda não realizaram o seu recadastramento biométrico o TRE estuda ainda qual será a forma para resolver o problema. E ainda de acordo com o presidente do Tribunal a multa é de R$ 3,54. A guia deverá ser retirada no Fórum Eleitoral e ainda recolhida em uma agência bancária. Além de Londrina os eleitores de Tamarana que não realizaram o processo também deverão ter o seu título cancelado.

Outra particularidade é que quem irá fazer o primeiro título ou fazer a sua transferência para Londrina deverá comparecer ao Fórum Eleitoral até o dia 17 de maio de 2014.

Vídeo sobre o Recadastramento Biométrico

https://www.youtube.com/watch?v=V194txe6Ww4

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook