Postos do Ibama

IBAMAO Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), se trata de uma autarquia do Governo Federal que está vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e que é responsável pela execução das políticas relacionadas ao meio ambiente em âmbito nacional, tais como manutenção e educação ambiental. O IBAMA foi criado pela lei Nº 7.735 de 22 de fevereiro de 1989 e tem como principais objetivos, desenvolver atividades ligadas ao meio ambiente, tais como preservação, conservação, controle e fiscalização do patrimônio natural e dos recursos renováveis.

Além disso, o IBAMA também é responsável por realizar estudos ambientais acerca de viabilidade ambiental e sustentabilidade sendo, portanto, o órgão responsável pela conceção de licenças ambientais para o desenvolvimento de empreendimentos que possam vir a gerar algum impacto em âmbito nacional. Sua formação se deve à fusão Meio Ambientede quatro órgãos brasileiros que atuavam na área ambiental: a Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, a Superintendência da Borracha – SUDHEVEA, a Superintendência da Pesca  – SUDEPE e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal – IBDF.

Um dos pontos mais marcantes e que abriram as portas para a criação do Ministério do Meio Ambiente foi a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que aconteceu no Rio de Janeiro no ano de 1992 com o nome de Rio-92. A partir daí as questões ambientais começaram a ser mais discutidas e cobradas de forma concisa. Com isso no dia 16 de outubro de 1992 o Governo Federal cria o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o IBAMA passa a estar subordinado a ele, com o intuito de trazer mais visibilidade à entidade e estruturar de forma mais clara e objetiva.

Podemos encontrar diversos postos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) espalhados pelo Brasil. Em todos os estados encontramos postos do IBAMA, levando em conta que o órgão funciona no âmbito nacional. Para conferir qual o posto mais perto de você, basta acessar o endereço eletrônico da entidade (http://www.ibama.gov.br/) e na aba institucional, clicar no sub-menu “IBAMA nos Estados”.