Atualizado em: 18 julho 2013

Por que os cabelos caem durante a quimioterapia?

Geralmente o cabelo que nasce após a queda por quimioterapia vem com textura e cor um pouco diferentes dos originais.
Você Sabia?
Que a quimioterapia surgiu durante a 2ª Guerra Mundial, na década de 40, quando os americanos descobriram que a mostarda nitrogenada.
queda de cabelo na quimioterapia 2

A quimioterapia, uma das mais importantes armas de que dispomos no tratamento contra o câncer

A quimioterapia faz parte do tratamento para o câncer, sendo que o objetivo da quimioterapia é eliminar as células cancerígenas. Onde a característica comum a todas as células cancerígenas é sua alta taxa de crescimento, devido a alta divisão celular. Por isso, os medicamentos utilizados na quimioterapia , de um modo geral, são desenvolvidos para eliminar as células com alta taxa de divisão celular.

Assim, uma pessoa que faz quimioterapia costuma ter perda de cabelo e náuseas, como um efeito colateral da quimioterapia. Entretanto já esta em desenvolvimento novas estratégias de tratamento de câncer, que tem como objetivo aumentar a especificidade da célula tumoral alvo  e assim poder minimizar os efeitos colaterais, com estratégias de terapia gênica utilizando vetores tecido-específico, e genes supressores de tumor.

publicidade:

Dica

Embora seja muito traumático emocionalmente  aceitar a queda dos cabelos, devemos lembrar que essa perda é geralmente temporária. Sendo que o crescimento de um novo cabelo as vezes ocorre mesmo durante o tratamento de quimioterapia.

Pode ocorrer que o cabelo que renasce surja com uma textura e coloração ligeiramente diferentes da original, entretanto o cabelo tende a voltar a suas características originais com o passar do tempo.
Conforme a droga quimioterápica utilizada durante o tratamento, a queda dos cabelos pode acontecer após algumas sessões de quimioterapia, de forma gradativa ou em cachos. Também dependendo da droga, a queda dos cabelos pode ser parcial ou total.

Medidas Preventivas  durante a Quimioterapia

  • Usar xampus suaves.
  • Evitar o uso de pentes ou escovas de cerdas duras.
  • Usar secador em baixa temperatura, sendo que o melhor é evitar seu uso.- não usar bobs.
  • Não fazer permanentes.
  • Não usar tinturas, mas se for necessário, usar tonalizantes.
  • Deixar o cabelo curto, pois deixa os cabelos com aspecto mais volumoso.
  • Evitar exposição ao sol  prolongada.

Vídeo sobre a Quimioterapia

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook