Atualizado em: 6 junho 2012

Por que o mar é salgado?

Você já parou para se perguntar, por que o mar é salgado? Pode ser uma explicação simples, mas há muito por trás dessa questão, que muitas pessoas ainda não sabem. Descubra aqui.
Você Sabia?
O que mantém a alta concentração de sal no mar, é devido a grande quantidade que evapora, mas que pelo menos mais da metade acaba retornando ao mesmo mar através das chuvas.
Por que o mar é salgado

As rochas são as grandes responsáveis pela quantidade de sal lançado ao mar. (Foto: Divulgação)

Embora pareça uma questão fácil, muitas pessoas não sabem o real motivo do mar ser salgado e possuir tanta quantidade de sódio que o caracterize dessa forma. Mas, por que o mar é salgado? Algumas pessoas nunca pararam pra pensar nisso e para analisar essa questão. Por isso, nós iremos resolve-la e esclarece-la para você.

Essa é realmente uma questão que intriga muita gente e que pode dar muito “pano pra manga” quando discutida. A explicação está no próprio ciclo do planeta, misturando várias matérias e os próprios oceanos, resultando em um mar lotado de cloreto de sódio, o conhecido “sal”. É importante lembrar que os oceanos são lotados não apenas de sal, mas de diversas outras substâncias como o cloreto de magnésio, o bicarbonato de cálcio, o sulfato de magnésio, sulfato de cálcio e cloreto de potássio, entre outros que estão presente em quantidade menores. Embora tenham várias substâncias no mar, o gosto salgado prevalece devido a concentração de sódio, que é bem maior do que as das outras substâncias.

publicidade:

Mas afinal, por que o mar é salgado?

Falamos, falamos, mas não explicamos o real motivo do mar ser salgado e possuir grande quantidade de sódio em sua água toda. Conhece aquela expressão: Água mole em pedra dura…? Pois bem, é um ditado que cabe muito bem para esta explicação, pois no caso do mar, o sal vem das rochas, sendo carregado pelos rios e se concentrando nos oceanos.

No nosso planeta, grande parte da água que evapora em direção à atmosfera, sai dos oceanos. Mas devido a ação dos ventos, menos parte do total de água que retorna à superfície em forma de chuva cai sobre esses mesmos oceanos. Quando as águas dos rios percorrem os continentes, elas carregam íons ou átomos que se ligam em outros íons, os de cloro e de sódio. Esses íons se soltam das rochas nos leitos dos rios e acabam se unindo e formando o cloreto de sódio, que é então levado junto com a água dos rios até o mar.

Pronto! É um mistério desvendado, e você agora poderá contar para os seus amigos o por que o mar é salgado, dando toda a explicação que eles merecem e ganhando créditos pelo estudo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook