Atualizado em: 4 agosto 2010

Ponto Eletrônico Portaria 1510


Para indignação de boa parte dos trabalhadores de todo o Brasil, entrará em vigor o Ponto Eletrônico!

A nova Lei do ponto eletrônico começa a vigorar ainda este ano, mais precisamente no dia 26 de agosto.

publicidade:

As empresas e os trabalhadores precisam estar cientes destas novas mudanças e das suas responsabilidades frente a estas inovações.

É necessário que tanto as empresas como os trabalhadores saibam o porquê das mudanças no ponto eletrônico.

A Lei

As empresas que não se adequarem às novas regras do ponto eletrônico  podem ser multadas em até R$ 17 mil.

Para se implantar o ponto eletrônico nas empresas não será nada barato, afinal, os empresários terão que arcar com todos os valores referentes aos equipamentos, sendo que também será necessário custear toda a manutenção necessária.

O novo ponto eletrônico passa a ser um aliado para os empresários, já que registra todas as entradas e saída de todos os funcionários da empresa.

Todos os comprovantes de entrada e saída do funcionário serão entregues à fiscalização do trabalho, e a empresa terá acesso a todos os registros, de forma digital.

Melhorias

Os trabalhadores também se beneficiaram com a portaria 1510, já que a partir da implantação do ponto eletrônico, todas as horas extras feita pelos funcionários terão que ser registradas no ponto.

Acesse o site do ministério do trabalho e emprego no endereço www.mte.gov.br e fique por dentro de todas as exigências desta legislação.

Contra a Lei

Muitas pessoas dividem opiniões sobre a nova portaria.

Para alguns, esta é uma forma digitalizada de inspecionar o trabalhador, no entanto, outros trabalhadores já dizem que esta é uma boa forma de evitar as perdas com horas extras.

O fato é que, concordado ou não, agora é lei a Portaria 1510, e deve ser obedecida.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook