Atualizado em: 25 janeiro 2010

Plataforma Lattes

A Plataforma Lattes é o resultado de uma experiência do CNPq – Conselho Nacional de Pesquisas – que visa integrar a base de dados de currículos de profissionais e de instituições da área de ciência e tecnologia em um único sistema de Informação.

publicidade:

Devido a sua abrangência, as informações da Plataforma Lattes podem ser utilizadas tanto no apoio a atividades de gestão, como no apoio à formulação de políticas para a área de ciência e tecnologia.

O Currículo Lattes registra o histórico e as atividades recentes dos pesquisadores sendo elemento indispensável para à análise de mérito e competência dos pleitos apresentados à Agência.

Até 1999, eram usados formulários de papel, um sistema DOS e um e um sistema de currículos específico para credenciamento de orientadores – uma espécie de minicurrículo-, e apesar de ser eficiente, era muito difícil utilizar todas as informações, e algumas informações importantes, simplesmente não apareciam.

No dia 16 de agosto de 1999 foi lançado o Sistema de Currículos Lattes. O nome foi dado em homenagem ao físico César Lattes.

Desde então, a Plataforma de Currículos Lattes, desenvolveu tamanha excelência no seu formato de coleta de informações, que virou referência, e hoje seu formato é adotado pela maioria das instituições como universidades e institutos de pesquisa do País.

Além da riqueza de informações, maior eficiência na pesquisa dos currículos dos profissionais e de projetos, a Plataforma Lattes deu maior transparência e confiabilidade às atividades da Agência.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook