Atualizado em: 27 junho 2012

Plano Diretor: Saiba o que é e qual a importância

Especialistas planejam o futuro da sociedade para uma melhor qualidade de vida e zoneamento. Esse é o Plano Diretor, onde visa a segurança dos cidadãos e o meio ambiente, priorizando também a educação, o emprego e a proteção.
Você Sabia?
O conceito do Plano Diretor não é atual. Em 3.500 a. C, gregos já formavam o planejamento urbano da sociedade. Isso por que a política vem, para maioria dos historiadores, da Grécia. Muitos consideram o arquiteto Hippodamus o pai do planejamento.
Plano Diretor

Planejamentos visam no conforto da população, presente e futuramente.

O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, como a própria lei diz no Artigo 182 é “”o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana.  

O Plano tem como objetivo planejar o território, analisando suas condições, caso ela favorável às necessidades da população. É trabalhado os aspectos físicos do local, a fim que seu espaço seja de boa qualidade aos moradores e trabalhadores e lucrativo. Todas as expectativas e planejamentos presentes, futuramente devem ser cumpridos.

publicidade:

O Planejamento

Não especificamente pessoas que trabalham no desenvolvimento do município, uma vez que são vários profissionais planejando vários objetivos tanto para o espaço, quanto no socioeconômico, como engenheiros, sociólogos, arquitetos, geólogos, economistas, urbanistas, etc.

Tem como espaços de planejamento escolas, bibliotecas, casas, shoppings, supermercados, delegacia, postos de viatura, corpo de bombeiros, etc. O Estatuto da Cidade tem como uma “muleta” o Plano Diretor. Sem ele, não há noção ou entendimento do que é e será necessário para a sociedade tanto presente quanto futuramente.

Espaços Favoráveis à População

Na ocasião de algum imóvel ou ambiente ser ameaça à população, o plano tem como direito pedir a demolição daquele imóvel. Um dos exemplos disso, são casas e prédios antigos. Em casos, há proprietários que não adquiriram o reconhecimento do imóvel na Câmara Federal. Algumas das situações, ele pode não ser uma ameaça à sociedade, mas sem a análise e a verificação, é considerado.

O indivíduo deverá pedir o protocolo de reconhecimento, em um prazo de até cinco anos; do contrário, o imóvel é desapropriado, o que dá direito político adquiri-lo.

A construção de imóveis e espaços, também é de direito do cidadão a escolha do que e onde deverão ser construídos os projetos que tem necessidade. Por exemplo, se é de escolha das pessoas que haja uma biblioteca próximo a uma escola municipal, entra o plano diretor, junto com os planejadores e do prefeito da cidade. O plano também trabalha com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade, principalmente a preservação de patrimônios históricos.

Vídeo- Exemplo de Plano Diretor

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook