Atualizado em: 28 janeiro 2013

Plano de saúde suspensos pela ANS em 2013

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que os clientes dos planos suspensos continuarão com todos os direitos garantidos
Você Sabia?
Que a Organização Mundial da Saúde foi criada, pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial, havia uma preocupação em traçar uma definição positiva de saúde, que incluiria fatores como alimentação, atividade física, acesso ao sistema de saúde e etc.
Planos de saude-01

Ter um plano de saúde é muito importante para o seu dia a dia

Após anunciar uma lista de planos que estavam descumprindo prazos, a ANS (Agencia Nacional de Saúde) anuncio que a partir do dia 14 de Janeiro de 2013, 225 planos estão suspensos de realizar suas vendas até março.

Essa suspensão se deu ao fato do descumprimento em respeitar os prazos para atendimento médico, realização de cirurgias, exames e internações. A ANS ainda informou que irá entrar com uma ação contra 28 operadoras que acumularam três suspensões seguidas.

publicidade:

Mudanças em 2013

A partir de 2013 a metodologia de monitoramento da ANS irá mudar, ele irá incorporar novos centros de reclamações pelos clientes, para assim ter uma base maior parar tomar essas decisões de bloquear as vendas das operadoras.Os 225 planos bloqueados, somam em média 1,9 milhões de beneficiários que corresponde a 4% do total de clientes de planos do pais.

Foram recebidas cerca de 13,6 milhões de reclamações entre setembro e dezembro de 2012. Para monitorar que as medidas sejam cumpridas a ANS vai monitorar os planos através de reclamações feitas nos canais de relacionamento junto com um relatório que deve ser entregue de 3 em 3 meses.

Além da proibição de venda, também foi aplicada uma multa de 80 mil reais pelo descumprimento da norma por cada reclamação comprovada e ainda se o caso for de emergência ou urgência a multa aumenta para 100 mil reais. Caso você já seja assinante de algum plano, não se preocupem, as medidas são apenas para a venda de novos planos e não vai afetar negativamente planos antigos.

Informação

Dentre as 28, 16 delas terão decretado a chamada técnica, o que significa que a ANS vai estipular certas normas para garantir que o serviço de atendimento seja regularizado, sendo essa a primeira vez que a Agencia Nacional de Saúde toma essas providencias. Para garantir que essa seja uma medida que funcione.

O ministro da saúde Alexandre Padilha, garantiu que será necessário um agente da ANS acompanhando todas as operações para credenciar o comprimento das regras, Padilha também estipulou a duração dessa medida, que deve ser feita durante 6 meses, caso não seja resolvido os problemas, novas sanções devem ser decretadas.

Veja a Lista de Plano de saúde suspensos pela ANS através do site agenciabrasil.ebc.com.br

Vídeo sobre Planos de Saúde Suspensos

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook