Atualizado em: 1 abril 2010

Plano de Aula Ensino Fundamental

Para ter um bom plano de aula, é necessário que se tenha registrado todos os objetivos, tal como a matéria que deverá ser trabalhada, todo o material utilizado, tudo o que será proposto, quanto tempo poderá levar.

Para os estudantes do ensino fundamental, o plano de aula ajudará a viabilizar o conteúdo de a maneira que a aula não se perca no meio. Um bom plano de aula pode diferenciar uma boa de uma péssima aula.

 Um bom plano de aula, para estudantes do ensino fundamental, é aquele que consegue prender a atenção do estudante, que não tenha um conteúdo enfadonho, que consiga faze-los não só prestar atenção na aula dada, mas também participar desta. Com perguntas, opiniões e discussões elaboradas na sala de aula.

A primeira coisa a fazer é escolher o conteúdo que será dado no curso. Após isso, é importante pensar sobre os temas e atividades que poderão ser propostas através deste conteúdo. Lembrando sempre de incitar a criatividade e a participação do aluno.

Uma coisa que também é legal para as aulas é buscar materiais alternativos. Deste modo, se é pretendido dar uma aula sobre Machado de Assis, não buscar somente uma biografia dele ou se prender somente às suas obras. Pode se buscar materiais da época em que ele viveu e relacioná-los com a vida do autor. Da mesma maneira, ao trabalhar a sua obra, o uso de filmes sobre a obra dele pode fazer com que os alunos tenham a curiosidade de ler alguns de seus livros. Outros bons materiais, além de filmes de ficção e documentários, são músicas que tenham a ver com o tema proposto, objetos que possam se relacionar com as atividades, entre outros.

Com estas medidas é possível fazer com que os alunos se envolvam na aula, permitindo que eles cresçam intelectualmente, o que é o objetivo dos ensinamentos dados pelo professor. É importante lembrar que para que a aula possa acontecer de maneira satisfatória é bom que o professor faça todo o planejamento dela, no esquema conteúdo, atividade e objetivo da aula dada.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook