Atualizado em: 15 julho 2011

Placas Tectonicas | O que são


Com os contantes desastres naturais relacionados a terremotos nos últimos anos, cada vez mais pessoas estão mais interessadas e instigadas a saber sobre o assunto.

publicidade:

Um terremoto acontece devido a movimentação de placas tectônicas. A placas tectônicas, segundo a Revista Mundo Estranho, podem ser considerados como gigantescos blocos que compõem a camada sólida externa do nosso planeta, sustentando os continentes e os oceanos. Impulsionadas pelo movimento do magma incandescente no interior da Terra, as dez principais placas se empurram, afastam-se umas das outras e afundam alguns milímetros por ano, alterando suas dimensões e modificando o contorno do relevo terrestre.

Esses gigantescos fragmentos atuam como artistas que recriam a paisagem da Terra. Aliás, a palavra tectônica vem de tektoniké, expressão grega que significa “a arte de construir”. “Mas é mais correto chamar essas estruturas de placas litosféricas, já que elas se estendem por toda a camada exterior do planeta, a chamada litosfera”, diz o geofísico Eder Cassola Molina, da Universidade de São Paulo (USP).

A litosfera possui cerca de 150 quilômetros de espessura, uma ninharia perto dos 6 371 quilômetros necessários para se chegar até o centro do planeta. Cada vez que as enormes placas se encontram, uma grande quantidade de energia, equivalente a milhares de bombas atômicas, fica acumulada em suas rochas. De tempos em tempos, o arsenal é liberado de forma explosiva, através de terremotos que chacoalham o globo – geralmente, nas bordas das placas. Nos limites dos blocos que sustentam oceanos, a trombada subterrânea pode dar origem a vulcões, quando montanhas de rocha derretida aproveitam as fendas para subir por entre as placas.

E para saber mais, basta clicar nos links abaixo!

Placas Tectonicas | O que são

Placas Tectonicas | O que são

Fonte: Mundo Estranho

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook