Atualizado em: 1 abril 2010

Placas Tectônicas e Terremotos

Em filmes que falam sobre o fim do planeta é muito comum ver edifícios ruindo, monumentos caindo, entre tantas outras catástrofes. Tais acontecimentos se devem a ação de terremotos, que nos filmes têm uma grande escala. Obviamente até hoje nenhum terremoto desta proporção atingiu o nosso planeta, mas são notáveis os desastres que muitos já causaram.

publicidade:

Terremotos ou abalos sísmicos são tremores que acontecem na superfície terrestre devido a choques subterrâneos de placas rochosas. Normalmente eles são bruscos e passageiros. Outros motivos que podem levar aos terremotos são deslocamentos de gases e as atividades vulcânicas.

As maiorias dos abalos sísmicos são coisas que acontecem naturalmente no planeta Terra. Estes abalos ocorrem devido as placas tectônicas que deslizam sobre a crosta terrestre e podem se afastar, se aproximar, colidir ou deslizar uma sobre a outra. Terra.

Calcula-se que 10% ou menos da energia de um terremoto se reproduz por ondas sísmicas. Existem também aqueles abalos que são induzidos, ou seja, produzidos artificialmente pela ação do homem. Elas vêm graças a explosões, extrações de minérios, água ou fósseis, ou pela queda de edifícios. Elas tem uma menor magnetude do que os terremotos naturais.

As conseqüências geradas pelos terremotos são: vibração do solo, abertura de falhas nas superfícies, deslizamento de terras, tsunamis e mudanças na rotação da terra.

 Isso sem contar com ferimentos, morte, prejuízos financeiros e sociais, etc. As regiões mais propensas a ter terremotos são aquelas próximas às placas tectônicas. O comprimento de tais placas podem sempre variar.

 Nos Estados Unidos acontecem cerca de 13 mil terremotos por ano que variam de aproximadamente 18 grandes terremotos e um terremoto gigante sendo que os demais são leves ou até mesmo despercebidos.

A escala mais usada para medir a grandeza dos terremotos é a do sismólogo Charles Francis Richter. Sua escala varia de 0 a 9 graus e calcula a energia liberada pelos tremores.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook