Modificado em: 10 julho 2012

Pirogalol - O que é, como é usado e restrições

Entenda os riscos que uma pessoa pode correr ao utilizar o parogalol na hora de alisar os cabelos; veja os malefícios que a substância pode causar ao organismo.
Você Sabia?
No ano de 2005 a Anvisa propôs que a lista de substâncias proibidas fosse alinhada com a europeia, mas isso ainda não aconteceu, pois houve manifestação por parte das empresas que produzem e comercializam o alisante henê.
Pirogalol

A substância Pirogalol presente em alisantes de cabelos pode causar uma mutação no DNA humano e ocasionar o câncer. (Foto: Divulgação)

O piragalol também conhecido como ácido pirogálico tem sido analizado há anos por cientistas, pois eles apontam que a substância agride o organismo e modifica o DNA podendo causar câncer nas pessoas que entram em contato de alguma forma.

Na Europa, por exemplo, o uso do pirogalol já está proibido desde o ano de 1976. Mas no Brasil ainda é possível encontrar a presença do ácido em cosméticos utilizados para alisar os cabelos e até agora nenhuma prova evidente fez com que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomasse atitudes para proibir a venda dos produtos.

Estudo

Um estudo realizado por estudiosos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) começou a investir os males que podem ser causados à saúde de que utiliza algo que tenha em sua composição o composto.

De acordo com informações é possível que o parogalol não seja prejudicial a ninguém se misturado com outros produtos em um alisante henê, mas ficou comprovado que pode sim causar mutação em outras condições.

Atualmente a decisão de proibir ou não a comercialização dos produtos que contêm a substância está nas mãos da Anvisa, as empresas que comercializam devem ficar atentas para que não prejudiquem seus compradores e caso a proibição venha a tona é necessário para de uma só vez.

Atenção aos usuários dos alisantes

O risco oferecido pela substância é real, então atente-se na hora de comprar o seu alisante henê, afinal tomar alguns cuidados nunca é demais. Verifique se o produto está de acordo com as regras da Anvisa e procure seguir todas as orientações.

Uma coisa é certa: o parogalol com Ph acima de 3,5 e em sua forma bruta é prejudicial e totalmente perigoso para a saúde humana, por isso, é bom estar informado sempre que for fazer uso de qualquer coisa que contenha um dos responsáveis pela mutação do DNA.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook