Atualizado em: 16 junho 2011

Pirâmides do Egito - História e Fotos

Conheça um pouco mais sobre a intrigante história por trás da única maravilha do mundo antigo remanescente e se surpreenda com as belíssimas fotos.

Pirâmides do EgitoTambém denominadas como pirâmides de Gizé, as pirâmides do Egito ocupam a primeira posição entre as maravilhas do mundo antigo. Estão localizadas no planalto de Gisé ao lado esquerdo do rio Nilo e  tratam-se de monumentos construídos em pedra. O nome é derivado do grego “pyra” (fogo, luz) e “midos” (medidas) e distinguem-se das demais maravilhas do mundo pelo fato de serem as únicas remanescentes.

Foram erguidas há cerca de 2700 a.C pelos faraós Miquerinos, Quéfren e Quéops e são cercadas de mistérios e grandes riquezas históricas e arqueológicas acerca da civilização egípcia. Os egípcios acreditavam na vida após a morte e por isso tinham a preocupação de conservar o corpo e os pertences e a função das pirâmides era de abrigar e proteger o corpo mumificado do faraó, bem como seus objetos pessoais, tais como joias e tesouros.

publicidade:

Construção

HistóriaNa época em que foram construídas os faraós do Egito exerciam máximo poder tanto politicamente quanto economicamente e socialmente falando e, portanto, quanto maior a construção maior era seu status de poder perante os outros. Levando em conta o fato de que o faraó mumificado e seus pertences iriam ser alojados dentro da pirâmide, essa era projetada com armadilhas e acessos falsos a fim de preservar tudo que houvesse dentro dela. A matemática foi bastante empregada a fim de se conquistar o máximo de perfeição em suas formas, principalmente no que se refere à simetria empregada em sua construção, fator este que explica a conservação delas até os dias atuais.

Diversas são as teorias utilizadas na tentativa de explicar como aconteceu o processo de construção das pirâmides, levando em conta que os blocos de pedra que ali estão dispostos pesam cerca de duas toneladas cada. A explicação mais lógica encontrada até hoje está na química com a geopolimerização, que nada mais é do que a utilização de compostos como cal, areia e salitre dispostos em blocos de madeiras para secar. Dentre as mais diversas teorias levantadas acerca de suas construções existe a de que os egípcios foram ajudados por seres extraterrestres.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook