Atualizado em: 3 março 2011

Petrobrás e YPF assinam acordos de exploração de gás

Petrobrás e YPF assinam acordos de exploração de gásA Petrobras e a unidade argentina da espanhola Repsol-YPF, assinaram acordos ontem (2), com estatal boliviana de energia YPFB, visando explorar as seis áreas ricas em gás natural no sul da Bolívia.

Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) é a empresa estatal boliviana equivalente a brasileira Petrobrás.

publicidade:

A empresa argentina vai realizar trabalhos de exploração em Capiguazuti, Rio Salado e em áreas Yuchan, enquanto a Petrobras vai avaliar o “potencial de hidrocarbonetos” de Astillero, Sunchal e áreas de San Telmo.

Ambas as empresas vão assumir “todos os custos do investimento e outras despesas decorrentes da execução dos contratos” e tem de seis a doze meses para entregar os resultados dos seus estudos, disse o comunicado.

“Para nós, a chegada da YPF na Argentina e o compromisso da Petrobras de continuar a investir na Bolívia é significativo e importante. Esperamos que as áreas a ser entregues … tenham resultados favoráveis”, disse Carlos Villegas, presidente da YPFB.

Por sua parte, Alejandro Jotayan, diretor da YPF para novas áreas, disse que o acordo com a Bolívia “é um marco” para a YPF, que mais uma vez irá “internacionalizar” as suas operações.

O presidente boliviano, Evo Morales instruiu funcionários das áreas de energia para enfatizar a exploração de gás natural de forma a reduzir os déficits na produção do combustível, mas também para aumentar as reservas de gás.

Brasil e Argentina são os dois principais mercados para o gás natural boliviano.

Via Fox News

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook