Atualizado em: 1 abril 2010

Periódicos Capes

O portal CAPES (http://www.periodicos.capes.gov.br) é uma espécie de biblioteca virtual que leva a todos as pesquisas publicadas em todas as partes do mundo, em tempo real.

publicidade:

O CAPES leva até professores, pesquisadores, alunos e funcionários de 268 instituições de ensino superior milhares de estudos científicos produzidos em todo o mundo.

Ela oferece acesso direto a uma seleção de cerca de textos e artigos retirados de 15.475 revistas internacionais e nacionais, juntamente com 126 bases de dados com resumos de documentos de toda a área de conhecimentos.

O uso do portal é gratuito para alunos e funcionários das instituições participantes do projeto e todo conteúdo pode ser acessado pela internet em um terminal localizado na instituição ou por ela autorizado.

Para encontrar um periódico ou qualquer outra publicação de maneira rápida basta somente ir até a opção “localize rapidamente uma publicação”, recurso disponível na parte superior de todas as páginas do portal. Desta maneira você obterá uma lista dos periódicos que necessita em sua pesquisa.

Agora, se o que te interessa são todos os artigos publicados no CAPES basta acessar ao link “Lista Completa”, aonde serão colocados por ordem alfabética todos os periódicos e artigos arquivados no site.

Nascido para diminuir com as desigualdades regionais no que diz respeito ao aceso até pesquisas de alto nível, em seus anos de existência consolidou-se  como uma ferramenta que não pode deixar de ser usada quando se trata de pesquisar sobre a produção científica. Democratizando e fortalecendo tais produções a Capes vem crescendo também no número de acessos.

Desta forma o que temos é o enriquecimento da produção cientifica brasileira, tanto em quantidade como em qualidade, beneficiando todos os tipos de estudos, seja na área de humanas, biológicas ou exatas, permitindo que estudantes tenham acesso à permitindo que estudantes tenham acesso eja na mo em qualidade, speito ao aceso at.area  informações que são sempre atualizadas e que vêm de3 fontes confiáveis.

As instituições que podem acessar aos periódicos do CAPES são:

  • instituições federais de ensino superior,
  • instituições de pesquisa com pós-graduação avaliada pela CAPES,
  • instituições públicas de ensino superior estaduais e municipais com pós-graduação avaliada pela CAPES e
  • instituições privadas de ensino superior com pelo menos um doutorado com avaliação trienal 5 (cinco) ou superior pela CAPES.
  • outras instituições que aderiram ao Portal na categoria “pagantes”, com acesso restrito às coleções contratadas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook