Modificado em: 15 outubro 2012

Penitenciárias de segurança máxima no Brasil

O padrão de segurança máxima segue o mesmo padrão dos presídios americanos conhecidos como Supermax, cuja regra principal é manter os presos isolados
Você Sabia?
Que as penitenciarias de segurança máxima foi inspirado no modelo americano Supermax, esse sistema começou a valer no Brasil em 2006, no segundo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ceará recebe penitenciária de segurança máxima mais moderna do País.

O padrão de segurança máxima que foi criado nos presídios americanos com grandes resultados no chamado Supermax, onde a regra principal é deixar os presos isolados em celas individuais que sejam a prova de fugas é algo muito interessante, porém existe uma diferença muito grande nos Supermax americanos e nos nossos presídios de segurança máxima.

Nos estados unidos eles servem apenas para que o preso cumpra a pena, enquanto aqui no Brasil ele pode ficar apenas no máximo dois anos na instituição, o que é uma vergonha. E na cidade de Catanduva por exemplo, existem mais de 250 profissionais que atuam com um salário superior ao de 4 mil reais para que realizem o monitoramento de no máximo 208 detentos.

Presídios no Brasil

Primeiramente para se entender um pouco mais as celas das penitenciárias de segurança máxima são individuais oferecendo no máximo 7 metros quadrados de preenchimento e tem uma cama e uma pia apenas, um sanitário e uma mesa com um banquinho, isto tudo de concreto e também um chuveiro, esta é a única paisagem encarada pelo detento por mais de 22 ou 23 horas diárias levando em conta que em alguns presídios isso é mais rigoroso e outros não aqui no Brasil.

Regras

Não é qualquer pessoa que pode visitar um morador de um presídio de segurança máxima, apenas parentes diretos possuem este direito e mesmo assim é necessário a realização de um cadastro além de ter a sua vida praticamente vasculhada para ter a visita liberada, alguns presídios permitem no Brasil visita íntima para os detentos que tiverem bom comportamento.

Além disso com os materiais que os presos possuem acesso se cavar um túnel é uma missão praticamente impossível porém todo o terreno por via das dúvidas é coberto por uma camada de concreto de mais de 1 metro e após o concreto chapas de aço que são muito resistentes.

O banho de sol dever acontecer em um espaço, um quadradinho vazio e repleto de muros de 7 metros que são conhecidos como solário e para se evitar rebeliões durante estes momentos são liberados grupos de no máximo dez presos e o horário do banho também é variável.

Fotos de Penitenciárias de segurança Máxima

maxioiutrmaxioiumaxioirmaxioimaxiomaximoawmaximoamaxi1maxi0image_preview

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook