Atualizado em: 13 março 2012

Pedágio Urbano - Funcionamento, Datas e Cobrança

Lei Federal prevê menos carros nas ruas com a cobrança de pedágio dentro dos municípios
Você Sabia?
As cidades de Cingapura e Londres já têm em funcionamento o pedágio urbano. No caso da capital da Inglaterra é cobrado um valor de aproximadamente R$ 16,00. Todo veiculo que anda por 45 metros quadrados nas ruas do centro passará pelo pedágio e o condutor terá de pagar a taxa.
Pedágio Urbano

Dentro de 3 anos os municípios com mais de 20 mil habitantes terão os pedágios urbanos (Foto: Divulgação)

O Governo Federal sancionou a Lei 12.587/2012 que permite aos municípios implantar o chamado pedágio urbano. A medida visa diminuir o tráfego de veículos particulares nas ruas e impulsionar o uso do transporte público coletivo.

Para isso, os municípios terão de ter um plano de Política Nacional de Mobilidade Urbana, porém muitos deles ainda não possuem, logo a lei ainda não poderá ser posta em vigor.

publicidade:

É preciso perceber que nem sempre cobrar pedágio dentro dos municípios pode ser uma medida que surta afeito, pois a situação do transporte público no Brasil já é conhecida por todos. Sempre quando alguém é indagado com relação ao que acha dos coletivos, a resposta é, ruim.

A nova lei prevê que todo dinheiro arrecadado com esses pedágios sejam direcionados à manutenção e melhoria dos ônibus, trens e metrôs de todo o país e ainda ressalta que os taxistas, sem exceção, devem fixar uma tarifa para estimular a competição entre eles, assim a população pode na prática ser beneficiada.

Mais da Lei 12.587/2012 (Pedágio Urbano)

Somente as cidades com mais de 20.000 habitantes serão obrigadas a instalar os pedágios urbanos

Os municípios terão até 2015 para colocar o plano de mobilidade em dia e fazer vigorar a lei, isso quer dizer que a cidade que já quiser implantar poderá fazê-lo

Os pedágios serão postos em trechos que tem alto índice de congestionamento, o centros das cidades

As cidades que descumprirem as exigências da lei receberão punição, os recursos federais para o setor não serão repassados

Ainda não se sabe o valor que será cobrado nos pedágios urbanos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook