Atualizado em: 15 julho 2011

Passaporte Polícia Federal

Quem quer viajar até outros países tem que adquirir o passaporte, que dá ao cidadão brasileiro o direito de visitar outros lugares.

publicidade:

Para se conseguir um passaporte a primeira coisa a se fazer é entrar no site da Policia Federal (http://www.dpf.gov.br/). Após entrar no site a pessoa deve clicar no link “Informações gerais e requerimento de passaporte”. Após isso deverá escolher a localidade para onde se irá requerer o passaporte.

Terminada esta etapa é necessário que se preencha um formulário com os seus dados e no final clique em confirmar. Quando terminar será emitido o Guia de Recolhimento da União (GRU).

Após o pagamento da GRU é necessário que se vá com todos os documentos até um posto da Polícia federal que será identificado no cadastro. É importante lembrar-se que, em alguns dos postos é necessário agendar um horário. Neste caso o melhor a fazer é conferir se o que você selecionou faz esse tipo de exigência.

Os documentos necessários para tirar o passaporte são:

  • Documento de identidade para maiores de doze anos e certidão de nascimento para menores.
  • Título de eleitor e comprovante de que votou na última eleição.
  • Para as pessoas do sexo masculino, documento que comprove a quitação com o serviço militar obrigatório.
  • Certificado de naturalização para aqueles que são naturalizados.
  • Pagamento da taxa da GRU, feita em reais.
  • Apresentação do passaporte anterior, caso haja um.

A Polícia Federal irá averiguar aos documentos e entregará um protocolo onde constará a data de entrega do passaporte, que é cerca de seis dias úteis.

A data de validade do passaporte é de cinco anos, passado este tempo é necessário renová-lo.

Para crianças com idade menor que quatro anos, a validade do passaporte é feita conforme a idade que a criança possuir. Ou seja, a validade do passaporte de uma criança com 1 ano de idade é de um ano, 2 anos de idade, validade de dois anos, e assim por diante, até os 4 anos de idade, quando a validade passa a ser de cinco anos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook