Atualizado em: 10 setembro 2013

Parasitas - O que são e quais são os piores

O Toxoplasma gondii é provavelmente o parasita mais interessante do planeta, portanto veja abaixo quais são escolhidas as piores do mundo.
Você Sabia?
Que Parasitas são organismos que vivem em associação com outros dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência.

Os Parasitas são organismos que se alojam, crescem e alimentam no organismo de um hospedeiro, dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, geralmente prejudicando o organismo hospedeiro, num processo conhecido por parasitismo.

Sendo que todas as doenças infecciosas e as infestações dos animais e das plantas são causadas por seres considerados parasitas.Mas alguns parasitas tem um comportamento tão agressivo para com o seu hospedeiro que são considerados verdadeiros predadores da natureza.

publicidade:

Piores Parasitas que Existem

Cymothoa exigua ou pulga-do-mar:

Cymothoa exigua

 

Parasita que ataca o peixe da espécie Lutjanus guttatus, comuns na costa dos EUA, entrando pelas guelras sem que o peixe perceba. O parasita vai até a boca do peixe, se prendendo firmemente com suas garras em formato de gancho e cortando os vasos sanguíneos para a língua, que fica sem circulação e atrofia. Então, a pulga-do-mar substitui o órgão, se tornando a língua, passando a controlar a alimentação do peixe.

Toxoplasma gondii :

Toxoplasma gondii

Parasita que habita as fezes dos gatos, sendo que quando um rato ou ser humano entra em contato com elas ele é infectado, sendo que os ratos apresentam então um comportamento estranho, pois se sentem atraídos pelos gatos, tudo em função do parasita que influencia a mente do rato, com a função de que o rato sendo comido por um gato, o parasita passa a infestar o gato em questão.

Já os humanos que entram em contato com as fezes dos gatos apresentam mudanças de personalidade, onde os homens tendem a quebrar mais regras, assumir mais riscos e ter capacidade intelectual menor, já as mulheres se tornam mais inteligentes e sociáveis. Entretanto ambos ficam mais promíscuos.

Cochliomyia hominivorax :

Cochliomyia hominivorax

é uma mosca que come a carne de animais vivos. Sendo que primeiro a mosca coloca seus ovos em feridas ou partes moles do corpo, como olhos, nariz ou ânus, e após 12 horas, as larvas começam a comer o animal vivo, resultando em uma ferida horrível cheia de larvas. O tratamento da doença, consiste em arrancar as larvas, que cavam mais fundo quando isso acontece. Depois de uma semana,  as larvas saem para se tornarem casulos e virarem novas moscas.

Cordyceps unilateralis :

Cordyceps unilateralis

Fungo que ataca formigas, entrando pelas vias respiratórias e comendo as partes não vitais do hospedeiro, enquanto cresce e estende seus filamentos por dentro até chegar à cabeça, onde faz crescer um abssesso, que lança pelo ar esporos infecciosos para contaminar novos hospedeiros.

Braconidae :

Braconidae

Uma espécie de vespa que ataca lagartas, injetando veneno suficiente para paralisar, mas não matar a mesma, para então colocar nela as suas larvas que vão se alimentar da lagarta ainda viva. Só que juntamente com o veneno a vespa injeta uma espécie de vírus que modifica o DNA da lagarta, fazendo seu sistema imunológico ser incapaz de destruir as larvas.

Trichomonas gallinae :

Trichomonas gallinae

Protozoário que ataca aves de rapina, pombos e galinhas. causando feridas na boca, que se parecem a aftas, sendo transmitido de pais para filhotes através da regurgitação da comida que os pais fazem dentro do boca dos filhotes.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook