Atualizado em: 10 janeiro 2013

Paises que aprovaram o casamento gay

A Assembleia da República aprovou com 126 votos a favor, 97 contra e 7 abstenções no dia 8 de janeiro de 2010, o acesso ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo com exclusão da adopção
Você Sabia?
Que no fim da década de 1990 e no começo dos anos 2000, foram motivo de debate em vários países tentativas de legalizar ou banir o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Casamento_gay3

O casamento gay já é permitido em muitos países da Europa

O casamento gay é um tema bastante polemico. O direito existe para regulamentar uma situação que já exista num mundo e é aceita pela sociedade.

A opção sexual deixou se ser mal vista por algumas pessoas há algum tempo e por isso, teve-se que ser tomada medidas para regulamentar essas decisões. Há países que já permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

publicidade:

Países que aprovaram o casamento gay

Portugal: entrou em vigor no ano de 2010. Inclui o direito a adoção por casais do mesmo sexo e retira do texto legal, incluindo o termo “de sexo diferente”.

Espanha: fora legalizado no ano de 2005 tendo também a possibilidade de adotar caso seja optável pelo casal (sendo esses casados ou não).

Holanda: criou essa modernização no ano de 1998, dando cobertura ao casamento civil. Aqui a doação é permitida assim como todos os direitos reservados aos casamentos entre heterossexuais.

Bélgica: são autorizados desde 2003 com os mesmos direitos civis, tendo conquistado o direito a adoção apenas no ano de 2006.

Suécia: uma das grandes pioneiras. Desde 2009 permite tanto a benção religiosa quanto o casamento civil entre casais do mesmo sexo. Contudo, desde 1995 era permitida o contrato civil entre as pessoas que assim optassem.

Noruega: lei sancionada em 2009 que decreta os mesmos direitos aos casais homossexuais, incluindo a adoção de crianças e também a fertilização assistida.

Islândia: inédito na história, a primeira ministra casou-se com a sua companheira no dia da promulgação da nova lei. Aqui também são assistidos todos os direitos reservados aos heterossexuais.

Canadá: dado o direito no ano de 2005. Com pesquisas realizadas, mais da metade da população foi a favor de tal lei, enquanto do outro lado, a igreja católica se mobilizava contra.

África do Sul: lei promulgada em 2006 podendo ser optado o casamento ou a união civil. É o único continente africano que permite o casamento entre pessoas iguais.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook