Atualizado em: 30 agosto 2010

Pagamento Digital – É seguro?

A internet é um prato cheio de possibilidades. Milhares de vídeos, fotos, músicas, jogos, informações, pessoas… É tanta coisa que chega a ser difícil listar. Pode-se dizer que na grande rede pode-se encontrar de tudo. A quem diga que se não está na internet é porque não existe.

publicidade:

Hoje, o mundo todo está online e de uma forma ou de outra somos obrigados a estar inseridos nesse contexto. Mesmo com uma demora considerável, as empresas também estão se digitalizando e mudando o conceito de que a internet é prejudicial para o negócio no espaço físico, mas sim um complemento de vendas.

Todavia, é importante lembrar que a internet não é apenas “povoada” de boas pessoas, cheias de boas intenções. Assim como em qualquer sociedade, existem também pessoas que estão dispostas a se aproveitar de momentos de fraqueza e descuido para tirar vantagem.

Com isso, muitas pessoas ainda se perguntam se realmente é seguro comprar ou fazer pagamentos via web. O que não faltam são histórias de pessoas que foram lesadas de alguma forma através de sites da web e que, infelizmente, não viram os responsáveis pagar por nenhum dos crimes cometidos. Por ser um mercado ainda “novo”, só agora que começa-se a pensar em punições para crimes virtuais.

Apesar de todo o “perigo”, utilizar a web para efetuar comprar e pagar faturas é seguro. O que ocorre é que a maioria das pessoas se tornam vítimas por descuido delas próprias. Se pequenos cuidados fossem tomados, esse número cairia drasticamente.

Ao navegar na web, nunca clique em links e nem baixe arquivos de procedência duvidosa. Se for efetuar uma compra, certifique-se de que o site é confiável – uma rápida pesquisa na própria internet é capaz de revelar a real índole do site. Se for fazer pagamentos, certifique-se de que está no site real da empresa e tenha consciência de que se você não pedir ou solicitar, NENHUMA empresa envia boleto por email.

São cuidados simples mas de grande valia. Fique esperto!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook