Atualizado em: 26 janeiro 2011


Oxossi na Umbanda – Qualidades e Características

Oxossi na Umbanda - Qualidades e Características

Oxossi na Umbanda – Conheça as Qualidades e as Características dos orixás. Oxossi tem como seu habitat a floresta, sendo simbolizado na umbanda pela cor verde, e no candomblé, recebe a cor azul clara, mas podendo usar, também, a cor prateada.

Dessa forma, roupas, guias e acessórios são geralmente confeccionadas nessas cores, incluindo também, elementos que recordem a floresta, tais como penas e sementes.

Oxossi na Umbanda - Qualidades e Características

Os instrumentos para o culto de Oxossi, são o ofá, representados pelo arco e flecha, lanças, facas e demais objetos de caça, pois Oxossi é um caçador habilidoso, que costuma ser homenageado com o epíteto “o caçador de uma flecha só”, pois atinge o seu alvo no primeiro e único disparo.

Em uma perpectiva antropológica, os orixás são vibrações de energia, cada um em uma sintonia própria, com as quais os seres humanos se identificam, o que justifica a existência de “filhos” de diferentes orixás.

Já em uma visão teológica, os orixás são divindades, que devem ser respeitadas e cultuadas, e que podem ter contato, através de diferentes rituais, que foram disseminados na cultura tribal africana e que no Brasil estão agrupados sob o rótulo de uma religião: o Candomblé e a Umbanda.

Oxóssi é o orixá masculino, responsável pela fundamental atividade da caça, tradicionalmente associado a Lua e, por conseguinte a noite, melhor momento para caçar.

Oxossi na Umbanda - Qualidades e Características

Tanto na Umbanda como nas nações do Candomblé, Oxossi é figura próxima de Ogum, por ter com ele certas afinidades de comportamento e porque nas danças cerimoniais do candomblé, é o segundo orixá a aparecer, procedido apenas pelo abre-alas Exú e pelo desbravador Ogum.

Oxóssi é um orixá que vive ao ar livre e está sempre longe de um lar organizado estável. Ao mesmo tempo por ser protetor dos caçadores e por conviver com os animais é também tido como protetor dos animais. Protege tanto o que mata o animal como o próprio animal, já que é um fim nobre a morte de um ser para servir de alimento para outro. Por isso Oxóssi nunca aprova a matança pura e simples. Sua responsabilidade principal com relação ao mundo é garantir a vida dos animais para que possam ser caçados.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook