Atualizado em: 5 março 2012

Os Benefícios da Banana

Até na depressão, isso mesmo, especialistas dizem que a banana é uma fruta que ajuda muito na alimentação das pessoas, e até mesmo em situações como problemas de depressão.
Você Sabia?
É interessante, sabiam que os cachos de bananas, estando pendentes na extremidade do falso caule da bananeira, eles podem ter de 5 a 20 pencas, e mais, eles podem chegar a pesar de 30 a 50 kg.
Os Benefícios da Banana

Foto Divulgação: (Os Benefícios da Banana).

Banana, uma das frutas mais comercializadas seja em qualquer lugar que você for.

As frutas, sejam elas, quais forem, sem dúvidas são muito indicadas para aqueles que estão sempre alimentando-se de maneira correta e saudável.

publicidade:

Origem da fruta

  • Hoje em dia, muitas frutas são indicadas para dietas, tratamentos e por ai vai, mas, em relação a banana, esta sim, é uma das mais requisitadas.
  • A banana é uma pseudobaga da bananeira, trata-se de uma planta herbácea vivaz acaule da família Musaceae (género Musa – além do género Ensete, que produz as chamadas “falsas bananas”).
  • De acordo com informações, a banana é o quarto produto alimentar mais produzido no mundo, já pensou nisso? Mas, é verdade querido leitor, após o arroz, trigo e milho a fruta é quem domina.
  • As bananas são cultivadas em 130 países, se não sabem, elas são originárias do sudeste da Ásia, e atualmente são cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta. Para aqueles que tem pés de banana em casa, sem dúvidas, devem passar muito bem.
  • O termo banana se não sabe, refere-se às frutas de polpa macia e doce que podem ser consumidas cruas. Contudo, existem variedades de cultivo, de polpa mais rija e de casca mais firme e verde, geralmente designadas por plátanos, banana-pão ou plantains, que são consumidas cozinhadas (assadas, cozidas ou fritas).
  • Se for perguntar para as pessoas, quando se refere a frutas, sem dúvidas, a maioria irá responder a banana, ainda mais no país do Brasil, onde as pessoas adoram fazer doces e outras receitas mais utilizando a fruta.
  • A maioria das bananas para exportação é do primeiro tipo, ainda que apenas 10 a 15% da produção mundial seja para exportação, sendo os Estados Unidos da América e a União Europeia as principais potências são importadoras.
  • Durante muitos anos, a banana sempre foi considerada como uma das frutas que mais se destaca em questões da alimentação e seus benefícios. Para aqueles que não gostam, não sabem o que perdem, ou seja, a banana, sem dúvidas, além de ser ótima para os ossos, assim como já foi falado na TV, nos jornais e revistas de todo o mundo, trata-se de algo que realmente faz bem para a nossa saúde.

De acordo com o site wikpedia, a banana, por ter seu teor muito elevado em relação ao potássio na composição, elas são levemente radioativas, isso mesmo, um pouco a mais do que os outros frutos, assim foi confirmado, e ” isso se deve à presença do isótopo radioativo potássio-40 (40K), regularmente distribuído no potássio ocorrente na natureza, apesar de que o isótopo comum, potássio-39 (39K), seja não-radioativo”.

Embora a radioatividade da banana seja muito leve, todavia, pode-se dizer que grandes carregamentos da fruta em navios podem ser suficientes para disparar detetores ou sensores de radiação em determinadas circunstâncias.


Benefícios da banana

Grandes são os benefícios oferecidos para quem gosta realmente de uma fruta como a banana. Rica em fibras, potássio, vitaminas C e A, a banana promove energia e possui muitos benefícios ao nosso organismo, ou seja, não pensem que esta é apenas uma fruta, mas sim, oferece a todos os seus melhores benefícios, sem contar que, a banana possui também grande quantidade de vitaminas B1, B2, B6 e B12, além de magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico.

Quanto a questão de tipos de bananas, são muitas, por exemplo, alguns preferem a banana maça, outros não, são mais a nanica, mas, por outro lado, a banana ouro e a prata também fazem um enorme sucesso. Muitas são as opções de utilização da banana, é claro que, de ambas as formas, ela sempre irá trazer o melhor para a saúde de cada um.

O ideal, é não só consumir a banana de uma maneira natural, como você pode utilizá-la também em uma vitamina, junto a outras frutas como o abacate e a maça, neste caso, o gosto poderá mudar um pouco, mas, o gosto da banana, ele sempre prevalece. Esta fruta é muito consumida no Brasil, detalhe, ela contém 3 tipos de açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose.

Os açúcares combinados com a fibra da banana promove grande energia ao corpo. A energia não é o único benefício que a banana nos traz, ela ajuda-nos a prevenir um substancial número de doenças.

Grandes são as chances de ganhar massa muscular com a banana, imagine, comendo em média 3 a 4 bananas por dia, isso ajuda muito aquelas pessoas que malham e vivem a base de água e exercícios não é mesmo? Comer banana, por mais que não goste, é muito indicado pelos médicos, na verdade, cada fruta tem seus benefícios.

Os benefícios da banana são inúmeros, ela contém uma substância chamada serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor,  portanto pode ajudar pessoas que sofrem de depressão, enfim, muitas sãos as coisas boas que a banana tem a oferecer para quem realmente se dedica a ter uma boa alimentação, se preocupa com os alimentos, sejam eles, salgados, doces e por fim, alimentos que irão somar para uma boa alimentação e saúde, e nada de alimentos que não trazem nada de bom para a saúde.

Rica em potássio e pobre em sal, a fruta é perfeita para baixar a pressão arterial também, ou seja, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o uso de laxantes. Quantas pessoas já não devem ter se sentido mal comendo esta fruta não é mesmo? Pois bem, quer estar com a saúde 100%, a dica é, aposte nesta fruta.

Sabem aqueles alimentos que mais gostamos quando as pessoas nos perguntam, pois bem, um deles, sem dúvidas é a banana, algo que os brasileiros não abrem mão. A ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, e ela também ajuda a combater o cansaço, dando até mesmo as oportunidades para que o sistema nervoso se acalme.

Quanto ao batimento cardíaco que temos em nosso corpo, saibam todos, a banana também ajuda, ou seja, ela serve até mesmo para dar auxílio do oxigênio para o cérebro, algo que regula a repartição de água pelo corpo.O stress é algo que muitos de nós temos, e se quer uma ajuda, a fruta ajuda em nosso metabolismo para que sejam controlados os níveis de potássio se estivermos precisando.

A banana também diminui as câimbras, contendo bastante vitamina B6 e B12, indicada para quem parou de fumar, pois tira os efeitos da falta de nicotina. O indicado é não exagerar no consumo dessa fruta, pois pode trazer malefícios, isso mesmo, falamos muito bem da fruta, porém, especialistas indicam o consumo da fruta, é de no máximo duas bananas por dia.

Até na depressão, isso mesmo, especialistas dizem que a banana é uma fruta que ajuda muito na alimentação das pessoas, e até mesmo em situações como na depressão.

De acordo com uma recente pesquisa feita com pessoas que sofrem de depressão, muitos se sentiram melhores depois de comer banana, o motivo vem por causa do triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, que é conhecida por fazer você relaxar e melhora seu humor, fazendo com que fique mais alegre.

Indicada também para a pressão arterial, e ótima para os osso, a banana é ótima. Rica em ferro, a banana pode estimular a produção de hemoglobina no sangue que ajuda no caso de anemia.

Quar mais algumas dicas, pois bem, aposte na Banana de uma forma continua, onde você poderá alimentar-se da fruta de maneira em que irá te ajudar e não atrapalhar, afinal, já foi dito que, ao menos 2 por dia são o suficiente…

Para os filhos em fase de crescimento, ou até para o bebê, com aquela papinha de banana, aposte sempre no alimento, pois não trata-se apenas de uma fruta, e sim, algo que alimenta, dá forças e melhor muito em alguns aspectos da saúde, e por ai vai. Se esqueçam dos laxantes, a banana é ótima para acabar problemas como a azia e outras coisas mais.

Até na constipação a banana é ótima, pois, se incluir banana na sua dieta, pode ajudar, até na ressaca, isso mesmo, ela é muito mais do que indicada. Uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer um milkshake de banana adoçado com mel. A banana acalma o estomago e com a ajuda do mel recupera o nível de açúcar no sangue enquanto que o leite acalma o estômago e te re-hidrata.

A banana tem um efeito antiácido natural no organismo, então quando estiver com azia, tente comer banana que ela ajudará a amenizar o mal estar. A fruta serve também, para ajudar na picada de inseto, no caso, antes de tentar uma pomada específica, tente esfregar a parte interna da casca da banana na picada.

Quando se fala em receitas caseira para tratamento, nem sempre as pessoas aceitam na boa, mas saibam, muitas pessoas ficaram surpresas com o efeito de reduzir o inchaço e a irritação do local usando deste artifício, ou seja, parece até um milagre de Deus. Sabem aqueles nervos com problemas que lhe causam dores e até inchaços, a banana por ser rica em vitamina B, ela ajuda a acalmar também.

Para já com o seu stress no trabalho, ou por fim, quer emagrecer, utilize as técnicas da banana. De acordo com informações, o Instituto de Psicologia na Áustria fez alguns estudos no qual descobriu-se que a pressão e o stress causados pelo trabalho levavam as pessoas a buscar conforto em doces altamente calóricos como o chocolate.

Sabe aquele cigarro que você deseja eliminar de sua via, pois bem, ele é muito mais do que chato mesmo. A banana ajuda a conbater o fumo, ela ajuda as pessoas que estão tentando parar de fumar.

A vitamina B6 e B12 contidas na banana juntamente com o potássio e o magnésio ajuda o corpo a se recuperar dos efeitos da falta de nicotina, quem é que já não tentou parar de fumar e começou procurar refúgio em outros alimentos, enfim, a banana é uma das melhores opções.

Pra finalizar, a banana, sem dúvidas, é uma das frutas mais indicadas para aquelas pessoas que não só querem ter a saúde ótima, como também, desejam alimentar-se de uma maneira consciente e de um jeito natural e cofiante.

A banana é realmente um remédio natural para várias doenças, assim como explicamos, sugerimos que procurem formas fáceis para se utilizar de alimentos nutritivos e aos mesmo tempo, que irão te ajudar de maneira correta manter o peso, tratar algum tipo de doença e problemas como o organismo.

Quando você a compara com uma maça, ela tem 4 vezes mais proteínas, 2 vezes mais carboidratos, 3 vezes mais fósforo, 5 vezes mais vitamina A e ferro e o dobro de outros minerais e vitaminas. Também é rica em potássio, sendo uma das melhores fontes deste juntamente com o melão.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook