Atualizado em: 5 março 2013

Nomes dos Oceanos, Mares e Continentes

oceanos são ambientes totalmente diferentes do terrestre, onde são dominado por fenômenos muito peculiares que não ocorrem em terra, como as marés, as ondas, as correntes marinhas, vórtices, etc.
Você Sabia?
Quem em 20 de julho de 2009, cientistas do Centro Nacional de Dados Climáticos dos Estados Unidos, informaram à imprensa que os oceanos estão com a temperatura média de 17 °C, a mais alta desde 1880, quando iniciou-se os registos.
mapasia

O menor continente do planeta terra é o Continente Australiano

A superfície da terra quando vista através de um mapa deixa bem visível que a porção de terra na sua superfície é bem inferior a quantidade de água que compõe os seus mares e oceanos.

Classificação dos Oceanos

  • Oceano Pacífico (Separa Ásia e Oceania das Américas)
  • Oceano Atlântico (Separa as Américas da Eurásia e da África)
  • Oceano Índico (Banha o sul da Ásia e separa África e Austrália)
  • Oceano Glacial Antártico (Circunda a Antártica)
  • Oceano Glacial Ártico (Banha  o Pólo Norte, entre as porções norte da América do Norte e Eurásia

Mares da Superfície Terrestre

Mares Interiores:  apesar de estarem ligados ao oceano através de estreitos e canais, encontram-se quase totalmente envolvidos por terra. Como os mares Báltico, Vermelho, Negro e Mediterrâneo.

Mares Abertos:  Possuem ligação direta com as águas oceânicas, como o Mar das Antilhas e o Mar da China.

Mares  Fechados:  Sustentam-se de forma isolada dos oceanos, como o Mar Cáspio, o Mar Aral e o Mar Morto.

Continentes da Superfície da Terra

Continente Americano

Tem formato  alongado no sentido norte-sul, sendo dividido pela linha do Equador. Ao norte, é cortado pelo  Trópico de Câncer; ao sul, pelo Trópico de Capricórnio. Na porção setentrional está o Círculo Polar Ártico. A Leste e a Oeste do continente há os oceanos Atlântico e Pacífico, respectivamente. Ao norte, o continente é banhado pelas águas geladas do Oceano Glacial Ártico. O continente americano é formado por dois grandes blocos que se unem por um istmo, que forma a América Central.

Continente Africano

Encontra-se separado da Eurásia pelo  canal de Suez, que faz a ligação entre os mares Vermelho e Mediterrâneo.  Possui 30 milhões de quilômetros de extensão e é  banhados pelos oceanos Atlântico (oeste) e Índico (leste), além dos mares Vermelho e Mediterrâneo. Sendo dividido ao sul pelo Trópico de Capricórnio, ao norte pelo Trópico de Câncer e, ao centro, pela Linha do Equador.

Continente Eurasiano

É o que possui o maior bloco continental. Sendo banhado pelos oceanos Pacifico (leste), Atlântico (oeste), Glacial Ártico (norte) e Índico (sul). O continente eurasiano é circundado por diversos mares: Mediterrâneo, Vermelho, Arábico, Cáspio, Negro, Bering e do Norte. Divide-se pelo Círculo Polar Ártico, pelo Trópico de Câncer e Equador (unicamente na parte insular: Malásia e Indonésia).

Continente Australiano

Localiza-se na latitude do Trópico de Capricórnio (hemisfério sul), tendo suas costas banhadas pelos oceanos Pacífico (oeste) e Índico (leste). Sendo o menor dos continentes em extensão territorial.

Continente Antártico

O continente é banhado pelas águas dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico. É praticamente todo coberto por uma encorpada camada de gelo. Encontra-se situado no Círculo Polar Antártico.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook