Oceanos, Mares, Continentes

mapasia

O menor continente do planeta terra é o Continente Australiano

A superfície da terra quando vista através de um mapa deixa bem visível que a porção de terra na sua superfície é bem inferior a quantidade de água que compõe os seus mares e oceanos.

Classificação dos Oceanos

  • Oceano Pacífico (Separa Ásia e Oceania das Américas)
  • Oceano Atlântico (Separa as Américas da Eurásia e da África)
  • Oceano Índico (Banha o sul da Ásia e separa África e Austrália)
  • Oceano Glacial Antártico (Circunda a Antártica)
  • Oceano Glacial Ártico (Banha  o Pólo Norte, entre as porções norte da América do Norte e Eurásia

Mares da Superfície Terrestre

Mares Interiores:  apesar de estarem ligados ao oceano através de estreitos e canais, encontram-se quase totalmente envolvidos por terra. Como os mares Báltico, Vermelho, Negro e Mediterrâneo.

Mares Abertos:  Possuem ligação direta com as águas oceânicas, como o Mar das Antilhas e o Mar da China.

Mares  Fechados:  Sustentam-se de forma isolada dos oceanos, como o Mar Cáspio, o Mar Aral e o Mar Morto.

Continentes da Superfície da Terra

Continente Americano

Tem formato  alongado no sentido norte-sul, sendo dividido pela linha do Equador. Ao norte, é cortado pelo  Trópico de Câncer; ao sul, pelo Trópico de Capricórnio. Na porção setentrional está o Círculo Polar Ártico. A Leste e a Oeste do continente há os oceanos Atlântico e Pacífico, respectivamente. Ao norte, o continente é banhado pelas águas geladas do Oceano Glacial Ártico. O continente americano é formado por dois grandes blocos que se unem por um istmo, que forma a América Central.

Continente Africano

Encontra-se separado da Eurásia pelo  canal de Suez, que faz a ligação entre os mares Vermelho e Mediterrâneo.  Possui 30 milhões de quilômetros de extensão e é  banhados pelos oceanos Atlântico (oeste) e Índico (leste), além dos mares Vermelho e Mediterrâneo. Sendo dividido ao sul pelo Trópico de Capricórnio, ao norte pelo Trópico de Câncer e, ao centro, pela Linha do Equador.

Continente Eurasiano

É o que possui o maior bloco continental. Sendo banhado pelos oceanos Pacifico (leste), Atlântico (oeste), Glacial Ártico (norte) e Índico (sul). O continente eurasiano é circundado por diversos mares: Mediterrâneo, Vermelho, Arábico, Cáspio, Negro, Bering e do Norte. Divide-se pelo Círculo Polar Ártico, pelo Trópico de Câncer e Equador (unicamente na parte insular: Malásia e Indonésia).

Continente Australiano

Localiza-se na latitude do Trópico de Capricórnio (hemisfério sul), tendo suas costas banhadas pelos oceanos Pacífico (oeste) e Índico (leste). Sendo o menor dos continentes em extensão territorial.

Continente Antártico

O continente é banhado pelas águas dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico. É praticamente todo coberto por uma encorpada camada de gelo. Encontra-se situado no Círculo Polar Antártico.