Atualizado em: 29 maio 2013

O que fazer em caso de violência doméstica

Fique ligado e tire suas duvidas sobre o que você deve fazer em casos de violencia doméstica e agressões que deixam marcas principalmente psicologicas. Veja quais atitudes tomar!
Você Sabia?
Ao realizar este processo, é importante que a vítima esteja sempre acompanhada de um familiar ou ainda uma pessoa amiga que possa comprovar a queixa ou a denúncia.
Violencia domestica 01

Vários são os casos, mas você precisa saber que atitude tomar em meio a violência. (Reprodução)

Infelizmente, a violência doméstica é algo que podemos considerar cada vez mais comum aqui no Brasil, e frequentemente vemos vizinhos ou até mesmo parentes com este tipo de problema, porém não sabemos o que fazer na maioria das vezes.

Por isso veja a seguir como agir neste sentido com algumas dicas de o que fazer em caso de violência doméstica. Procurar pedir socorro ou ainda procurar um refúgio e ajuda de vizinhos ou outras pessoas ajuda bastante.

publicidade:

Agressões

Este tipo de atitude poderá reduzir ou até mesmo cessar as agressões no momento em que elas acontecerem. É importante perceber que as pessoas vivenciaram a violência e poderão ainda servir de testemunhas se a vítima realizar uma queixa, ou até mesmo elas mesmas poderão realizar a denúncia sobre a situação de maus tratos.

É importante que a pessoa seja tratada e observada em um hospital ou também junto de um médico particular. A vítima deverá procurar serviços diferenciados, mesmo que não se tenham sinais visíveis da agressão, já que assim é possível se recolher registros médicos de agressões sofridas o que é um tipo de informação importante caso seja realizado algum tipo de processo.

O que Fazer?

Muitas situações de violência são considerados como crimes, e por isso é muito importante se denunciar juntamente aos órgãos competentes, a polícia e também a justiça, entre outros. Caso a família não possa pagar os honorários dos advogados, é possível solicitar ajuda judiciária em serviços de segurança social de sua região de residência.

Uma ótima alternativa é procurar informações juntamente as estruturas e também serviços especializados na área de violência doméstica.
Existem diversos serviços que atuam neste sentido, e por isso é importante se saber e ter os conhecimentos dos apoios que poderão ser prestados as vítimas de violência conjugal e ainda saber como é possível os contactar para resolver o problema de uma vez por todas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook