Atualizado em: 14 março 2012

O que é Mioglobina?

Entenda o que é a mioglobina e descubra como ela é importante para o organismo dos mamíferos, principalmente
Você Sabia?
Um paciente que foi diagnosticado com níveis altos de mioglobina no sangue deve imediatamente iniciar um tratamento para que nenhum acidente mais grave aconteça. Depois que algum músculo é lesionado, um infarto fulminante pode não estar fora de cogitação.
mioglobina

Mioglobina: Proteína responsável por transportar oxigênio para os tecidos musculares (Foto: Divulgação)

A mioglobina é uma proteína encontrada no músculo do coração ou esqueleto, também é utilizada como marcador cardíaco, pois é quem primeiro se altera diante de um infarto agudo do miocárdio. Ela transporta oxigênio molecular entre os tecidos e também o reserva. Seu peso molecar é baixo e isso facilita sua circulação nas células.

É a mioglobina quem decide quando e para onde liberar O2. Nos mamíferos que vivem na água é possível encontrá-la em maior quantidade, pois essas proteínas podem reter quantidades altas de ar para respirar, sendo assim, o animal que fica submerso tem reservas e pode mergulhar tranquilamente.

publicidade:

Aumento dos níveis de Mioglobina – Quando pode acontecer

  1. Quando ocorre a destruição muscular;
  2. Injeções Musculares;
  3. Prática de exercícios físicos;
  4. Nas pessoas que não têm um bom funcionamento dos rins.

Se uma pessoa chega ao hospital e o médico constata que o níveis de meiglobina estão elevados pode ser sinal de uma esquimia, a falta de sangue em alguma artéria, com isso diagnosticado é preciso iniciar procedimentos específicos para evitar um acidente cardíaco.

Se um infarto ou uma lesão muscular acontece, é possível notar a elevação dessa proteína em duas ou três horas após o acontecimento, ou seja, um especialista é capaz de perceber que algo desse tipo acabou de acontecer.

Muita mioglobina no sangue é sinal de recente lesão dos músculos cardíaco ou esquelético. Dentro de 12 horas pode ser que a proteína tenha alcançado seu ápice, porém em 24 horas tudo volta ao normal.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook