Atualizado em: 7 maio 2013

O que a ONU pode fazer pare evitar uma Guerra

Conheça mais sobre as Organizações das Nações Unidas e como ela é um órgão que influencia e muito sobre o acontecimento de guerras ou não ao redor do mundo! Veja como ela Evita cada uma delas.
Você Sabia?
Ela fora desenvolvida no ano de 1945 com o final da segunda guerra mundial e veio com o propósito de substituir a Liga das Nações, que tinha o objetivo de evitar a guerra entre os países.
O que a ONU pode fazer pare evitar uma Guerra 01

A ONU estuda e previne as relações entre os países para evitar as guerras. (Reprodução)

A Organização das Nações Unidas, popularmente conhecida como ONU é uma organização internacional que tem o objetivo declarado para facilitar a cooperação em razão de direito internacional, segurança internacional, progresso social, direitos humanos, realização efetiva da paz e desenvolvimento econômico internacional.

Evitando Guerras

Atualmente, a ONU conta com 193 países membros. Em questões de guerra, como missão, a ONU tem a administração por conta da instancia do Conselho de Segurança, que tem como missão decidir determinadas questões relacionadas a segurança e a paz.

publicidade:

O conselho tem por finalidade conseguir manter a harmonia e a paz entre todos os países do mundo. Enquanto todos os demais órgãos administrativos só fazem recomendações ao governo, cabendo a eles decidir seguir ou não, o Conselho de Segurança incube o poder de tomar decisões que ficam vinculadas ao governo membro, outorgando-os assim a aceitar as determinações.

Composição do Conselho

O Conselho é composto por 15 estados membros permanentes: França, Rússia, Estados Unidos, Reino Unido e China e por 10 membros temporários que (atualmente) são: Brasil, Japão, Bósnia, Nigéria, Uganda, Gabão, Áustria, Herzegovina, Líbano, Turquia e México.

Os cinco permanentes tem o poder de veto das questões que são debatidas em mesa, mas não processualmente, o que permite que um membro permanente impeça a adoção. Os 10 temporários são mantidos por dois anos. Sendo assim, é da missão do Conselho decidir questões sobre a guerra, decidindo se apoiam ou não e como o farão.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook