Atualizado em: 8 dezembro 2010

Número do CPF Emitido na Hora nos Correios

Um dos documentos mais importantes para todo e qualquer brasileiro é o CPF. Para os desavisados, o CPF é o Cadastro de Pessoa Física. Para os desavisados, o CPF é o registro de um cidadão na Receita Federal brasileira no qual devem estar todos os contribuintes.

publicidade:

O CPF armazena informações fornecidas pelo próprio contribuinte e por outros sistemas da Receita Federal.

Cada contribuinte possui um documento, o cartão CPF, que garante este cadastro. No momento da emissão, um CPF gera um número de onze algarismos, sendo os dois últimos dígitos verificadores para evitar erros de digitação. Este número é único para cada contribuinte e não muda, mesmo no caso de perda do cartão. Porém, é fundamental ter cuidado com o seu cartão e não deixar que ele caia nas mãos de pessoas mal intencionadas.

Não é necessário andar com o seu CPF, todavia é necessária a sua apresentação para a maior parte das operações financeiras como abertura de contas em bancos, por exemplo).

Mesmo sendo um único número por pessoa por toda vida,  o CPF pode ser cancelado. Isso pode acontecer quando o contribuinte não apresenta a declaração de Imposto de Renda por dois anos consecutivos, quando é apresentada a Declaração Final de Espólio, ou por vício/fraude, em que constará a situação “nulo”.

O porte do cartão também não é obrigatório, embora sua apresentação seja exigida em diversas ocasiões, como instrumento auxiliar na autenticação da identidade do indivíduo. Nesses casos, também podem ser apresentados outros documentos oficiais em que o CPF é mencionado, como o RG ou a carteira de motorista.

O governo lançou o “e-CPF”, documento eletrônico em forma de certificado digital. Esse documento garante a autenticidade e a integridade na comunicação entre as pessoas físicas e a Secretaria da Receita Federal. Funciona exatamente como uma versão digital do CPF, sendo vinculado a ele.

A principal função do  e-CPF é entregar declarações de renda e demais documentos eletrônicos com aposição de assinatura digital.

Se você está querendo fazer o seu cpf, basta se encaminhar para o SAC de sua cidade ous os Correios. Pois é, os Correios também estão emitindo CPF. Por isso fique atento e veja qual o melhor local para você.

Só não deixe de ter o seu em mãos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook