Atualizado em: 14 julho 2011

Novo Padrão de Tomadas - Informações Completas

Confira mais informações sobre o novo padrão brasileiro de tomadas.

Tudo o que tenha a ver com eletricidade é realmente muito cauteloso e todo cuidado é pouco para evitarmos acidentes, por isso o novo padrão de tomadas é mais seguro e evita choques.

publicidade:

Estas mudanças foram aprovadas em 2000 e só agora os aparelhos eletrônicos estão se adequando as novas normas de segurança.

Mudanças

Todas as tomadas terão três furos que se adaptarão aos novos plugues que terão dois ou três pinos redondos. O terceiro furo serve como fio terra evitando choques já que antes os aparelhos possuíam um fio terra que nem sempre era usado porque nem todas as construções possuíam aterramento.

As novas construções só são aprovadas se obedecem ao padrão estabelecido pelo Inmetro.

Vantagens

  • Se tiver algum curto circuito à descarga se dá no terceiro pino que é o do fio terra e normalmente é mais longo e não na pessoa que está conectando o parelho
  • O novo formato evita choques
  • Reduz o risco de sobrecarga e com isso a perda de muitos eletrodomésticos

Importante

Não existe a necessidade de trocar as tomadas de padrão antigo de sua residência porque caso você compre algum aparelho que seja com tomada nova é só comprar um adaptador.

Com estas mudanças muitos acidentes serão evitados principalmente com crianças pequenas que adoram mexer nas tomadas e era muito comum tomarem choque o que é bem perigoso em qualquer idade.

As novas tomadas são encontradas em qualquer loja de material de construção a preços bem acessíveis e caso você vá trocar a tomada na sua casa já comprará os modelos novos que para aparelhos como televisão, geladeira, microondas e muitos outros já estão saindo de fábrica com o novo padrão já que são aparelhos com alta voltagem e que necessita de maior cuidado.

Tenha sempre em casa adaptadores para ter mais segurança caso a instalação seja antiga, desta forma você pode evitar acidentes e sempre que for necessário troque as tomadas antigas.

Uma mudança que com certeza vai fazer toda a diferença nas casas brasileiras e muita gente não tomará choque.

 

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook