Atualizado em: 21 maio 2010

Nova via Expressa no RJ – Com pedágio

A Transolímpica, via expressa que vai ligar a Barra da Tijuca a Deodoro, na Zona Oeste da capital, terá cobrança de pedágio.

publicidade:

E mesmo com valor ainda não divulgado, o fato é que a via expressa contará com uma praça de pedágio em Magalhães Bastos, na Zona Oeste. Para isso será feita uma obra, que será feita por Parceria Público Privada (PPP), por meio de uma licitação.

O vencedor da licitação terá que construir a via e realizar a manutenção e operação pelo período do contrato, que vai durar 35 anos.

O vencedor da licitação responsável pela obra não vai ter do que reclamar. A empresa será remunerada pela cobrança do pedágio e mais uma contrapartida mensal da prefeitura.

O nome da via, Transolímpica, vai ser devido  dois bairros situados nos dois dos principais polos esportivos dos Jogos Olímpicos de 2016.

Não se sabe o valor da obra, mas, sabe-se que evitar divulgar um valor que acabe sendo superado ao final da obra, é uma estratégia para não acharem que a obra foi superfaturada. Mas em breve valor da obra será divulgado em uma audiência pública aberta à população.

A Transolímpica vai ter 26 Km de extensão, sendo 4 Km túneis, com três faixas para veículos em geral e uma para ônibus articulados. O objetivo é fazer uma grande obra para que o cidadão opte pelo transporte público em vez dos carros.

Um ponto polêmico da obra será são as desapropriações que serão feitas para a passagem da Transolímpica. Mas, ao que tudo indica, serão menos do que as desapropriações previstas para a Transcarioca, outra via expressa que vai ligar a Zona Oeste ao subúrbio do Rio.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook