Atualizado em: 14 julho 2011

Notas Manchadas - O que fazer

Você já deve ter visto cédulas manchadas de tinta bem forte e se você não sabe porque algumas cédulas possuem estas manchas, leia nosso artigo e como proceder se receber alguma assim.

Notas Manchadas - Cédulas Hoje em dias os assaltos estão acontecendo em todos os lugares e a nova modalidade é explodir caixas eletrônicos de madrugada para poder roubar o dinheiro.

Os assaltos a caixas eletrônicos têm aumentado tanto que uma das alternativas para combater as explosões de caixas eletrônicos de rua, bancos e qualquer outro estabelecimento é manchar as notas de tinta e é o próprio sistema de segurança que joga tinta nas cédulas para inutilizar o dinheiro roubado e desta forma poder ter chances de capturar os ladrões.

publicidade:

As notas não perdem o valor mais são consideradas danificadas e por esta razão vocês não devem aceitá-las já que toda pessoa que possuí-la poderá ser suspeito se não contar a história real de como a nota chegou a suas mãos e a polícia poder averiguar a realidade dos fatos

Como proceder caso você tenha notas manchadas

Você deve ir a uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência contando como esta nota manchada de tinta chegou a suas mãos e em seguida dirigir-se a um banco e trocá-las.

Se você recebeu a nota de boa fé não tem que temer, só contar como a recebeu porque desta forma você poderá estar ajudando a polícia a chegar a uma quadrilha das muitas que roubam caixas eletrônicos.

A Federação Brasileira de Bancos explicou que o sistema de segurança joga tinta nas cédulas para inutilizar o dinheiro roubado e que se trata de uma medida adotada em muitos países da Europa.

Notas Manchadas - Cédulas O Banco Central, por sua vez, disse que não é ilegal tingir as notas, mas que está discutindo a regulamentação dessa medida com a FEBRABAN.

Pelo menos com elas manchadas e a população sendo orientada em relação às notas os roubos a caixas eletrônicos não terão mais razão de ser já que o dinheiro roubado não poderá ser repassado já que ninguém ou uma grande maioria não irá aceitar.

Este tipo de assalto aumentou tanto nos últimos tempos que alguma medida tinha realmente que ser tomada e embora seja algo que inutilize as notas obrigando o Banco Central a trocá-las é uma medida bem inteligente.

Fiquem espertos quando alguém quiser repassar uma nota manchada para vocês e tentem não aceitar.

Vamos cooperar para que estes assaltos parem lesando aos bancos e a nós, pois o equipamento fica danificado.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook