Atualizado em: 25 junho 2009

Normas ABNT 2009

normas-abnt-2009

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é a responsável pelo padrão de formatação dos trabalhos acadêmicos, ou seja, ela institui uma série de regras para manter a organização do conteúdo. É comum as normas serem modificadas e reformularem as técnicas de dissertação e algumas universidades também adotam outros meios de trabalhar com o padrão ABNT.

publicidade:

Os universitários costumam aderir as técnicas para compor as monografias e melhorar assim a qualidade das teses cientificas. Atualmente se faz uso das normas da ABNT 2002 e a seguir temos uma lista que explica de forma resumida cada parte que compõe um trabalho científico.

– Capa: deve conter o nome da faculdade (maiúscula, letra 18, negrito) e o curso (maiúscula só no início das palavras, letra 18, negrito) no topo. O título é centralizado (maiúscula só no início das palavras, letra 18, negrito), seguido pelo nome do aluno (maiúscula só no início das palavras, letra 14, negrito e itálico) e por fim a cidade e o ano no rodapé (letra 12, negrito)

– Folha de Rosto: estrutura semelhante a capa, mas incluindo o nome do professor e um pequeno trecho que faça a apresentação desse trabalho acadêmico.

– Sumário: visa informar a enumeração de páginas, tendo assim uma estrutura justificada.

– Introdução: mostra um panorama geral do estudo proposto.

– Desenvolvimento: consiste no conteúdo do trabalho, onde o título de cada capítulo é escrito em negrito, letra 14, maiúsculo. O conteúdo se apresenta em letra 12 com espaçamento de linha 1,5.

– Conclusão: faz uma apanhado geral sobre o assunto abordado pelo trabalho, fazendo assim um fechamento.

– Referências Bibliográficas: essa parte é a que gera mais dúvidas dentro de um trabalho acadêmico, consistindo assim na lista com as obras que foram consultadas par a elaboração do conteúdo. Qualquer citação dentro da pesquisa precisa ter a fonte exposta nas referências. Há uma variação para expor a bibliografia de livros, revistas, jornais e textos de internet.

Observações:

– O espaçamento deve ser de 3,0 cm superior, 3,0 cm esquerda, 2 cm direita, 2 cm inferior.
– Use as fontes Arial ou Times New Roman.
– Recuo de 4,0 cm para citações.
– A numeração das páginas começa a partir da introdução.
– Consulte todas as normas da ABNT para ter uma noção mais ampla das regras.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook