Atualizado em: 8 abril 2013

Noni: Quais os riscos do consumo desta planta

Não há testes científicos em humanos que comprovem a eficácia do consumo do Noni para tratamentos de saúde.
Você Sabia?
Que o noni cresce tanto em florestas tropicais, como em terrenos rochosos, ou arenosos. É tolerante a solos salinos e certas condições de seca.
noni 1

As principais formas de consumo são o suco de noni

A frutinha chamada Noni tem  o nome científico de Morinda Citrifolia e originária dos mares do Sul, sendo que só existe no Brasil na forma de suco engarrafado ou chá. Entretanto, atualmente a fruta está sendo cultivada na Amazônia peruana e, talvez em breve, possa ser encontrada à venda aqui no Brasil.

O Noni é vendido mesmo nos Estados Unidos,  apenas sob a forma de cápsulas, chás (feitos das folhas da planta) ou sucos industrializados, tendo dezenas de milhões de consumidores. A fruta Noni não é muito apreciada in natura pois o gosto é muito ruim e o cheiro não é dos mais convidativos.

publicidade:

Riscos

Já quanto aos riscos do consumo do Noni, podemos dizer que a FDA e a Comissão Européia, organismos que funcionam como agências reguladoras de saúde nos Estados Unidos e na Europa, após pesquisas, concluíram que não há evidências dos benefícios do consumo do NONI para a saúde humana.

Deve-se tomar o cuidado no consumo de alimentos e produtos que fazem promessas maravilhosas para a saúde, pois como no caso do Noni,  ainda não existem provas consistentes do ponto de vista científico de que realmente cure ou previna males. Até porque há poucos estudos científicos a respeito do produto e os testes foram realizados  apenas em ratos.

Outro cuidado que devemos ter quanto ao consumo do Noni é que pode haver algum risco se a pessoa deixar de seguir seu tratamento por causa de estar consumindo o Noni.  Pois os produtos feitos  com  Noni anunciam ter uma substância chamada proxeronina, um precursor de um aminoácido denominado xeronina , conhecido por suas propriedades anti-radicais livres, capazes de auxiliar na prevenção de tumores malignos.

Informação

Enfim, deve-se esperar por estudos científicos que comprovem os efeitos de qualquer produto ou alimento para a saúde, bem como saber se o tal produto ou alimento possuem contra indicações. Pois do contrário estaremos fazendo um tratamento por conta própria, o que pode trazer consequências graves para a nossa saúde.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook