Atualizado em: 15 julho 2010

Narguile faz mal a saúde?

O narguile é formado por uma peça central, que parece um vaso, onde se coloca a água. Conectada à base está uma peça cilíndrica que sustenta o fornilho, onde se coloca o tabaco, e em cima do tabaco, o carvão.

A mangueira, por onde se aspira à fumaça, resfriada pela água, se encaixa na parte superior do narguile e termina numa piteira.

Pode haver mais de uma mangueira para várias pessoas fumarem juntas. Ele funciona quando é aspirado por um tubo que reduz a pressão no interior do aparelho, fazendo com que o ar aquecido pelo carvão passe pelo fumo, produzindo à fumaça.

Essa fumaça desce até a base, onde é resfriada e filtrada pela água, que retém algumas partículas sólidas. A fumaça segue pelo tubo até ser consumida pelo usuário com o sabor da essência escolhida.

Em virtude da mistura de inúmeras essências, o narguile tem aromas variados.

É feito com um fumo especial (um melaço, subproduto do açúcar). Os sabores mais conhecidos são: pêssego, maçã-verde, coco, flores e mel.

Os efeitos à saúde causados pelo fumo do tabaco são largamente conhecidos e se aplicam também ao uso do narguile, contrariando a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo à saúde.

Recentes estudos, inclusive, indicam que seu uso pode ser ainda pior para a saúde do que o cigarro.

Além do mais, a Organização Mundial de Saúde alerta que a fumaça do narguile contém inúmeras toxinas que podem causar câncer de pulmão, doenças cardíacas entre outras.

E que, em uma sessão de narguile que pode durar de vinte minutos à uma hora  a quantidade de fumaça inalada corresponde à mesma inalada ao se fumar 100 cigarros comuns.

Contrapondo estes estudos, Kamal Chaouachi, pesquisador em socio-antropologia e tabacologia, entende que, embora o narguile tenha efeitos nocivos à saúde, é possível que eles sejam menores que os do cigarro (por exemplo, em relação ao câncer de pulmão).

Ele tece ainda severas críticas aos principais estudos sobre o narguile (inclusive à nota da Organização Mundial de Saúde citada acima).

Segundo ele, a maioria deles tem problemas metodológicos (como não distinguir entre usuários exclusivos e os que são fumantes ou ex-fumantes de cigarros) e ignoram os resultados de importantes estudos sociológicos, etnológicos e antropológicos sobre o assunto.

Já segundo o Dr. Sérgio Ricardo Santos, Presidente da Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), o narguile causa ainda mais males do que o cigarro, pelo potencial de transmitir também doenças infecciosas, já que é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo sem a devida esterilização.

Vale lembrar que o seu uso é proibido para menores de 18 anos, assim como o cigarro.

Agora já sabemos que o narguile faz mal a saúde sim e que se você quiser fumá-lo tenha consciência disso e tenha também moderação, afinal tudo que é demais faz mal!


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook