Atualizado em: 29 julho 2013

Mudança de categoria de CNH - Procedimento necessário

O condutor que necessitar mudança de categoria em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverá solicitar através de formulário eletrônico, ou pelo CFC
Você Sabia?
Que a CNH é obrigatório ao condutor de qualquer veículo desse tipo. A CNH atual contém fotografia, os números dos principais documentos do condutor
Mudança de categoria de CNH 1

A Carteira Nacional de Habilitação substitui a Carteira de Identidade (RG) como documento de identidade.

Muitas vezes as pessoas fazem a sua Carteira Nacional de Habilitação só para uma categoria de veículos, como motos ou carros e depois adquirem um outro tipo de veículo ou tem de trabalhar em uma empresa que solicita que eles dirijam um veículo para o qual ainda não a habilitação.

Sendo que então essas pessoas tem que fazer a mudança de categoria da sua Carteira Nacional de Habilitação. Mas aí vem uma dúvida como se faz essas mudanças e o que precisamos para fazer essas mudança de categoria?

publicidade:

Como Fazer a Mudança da CNH

Para passar para Categoria C – estar habilitado, no mínimo, há um ano na categoria “B” e não ter cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infração de natureza média, nos últimos 12 meses.

Para passar para Categoria D – estar habilitado, no mínimo, há dois anos na categoria “B” ou no mínimo há um ano na categoria “C” e  ter no mínimo 21 anos de idade; além de não ter cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infração de natureza média, nos últimos 12 meses.

Para passar para Categoria E – estar habilitado, no mínimo, há um ano na categoria “C” e  ter no mínimo 21 anos de idade, além de não ter cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infração de natureza média, nos últimos 12 meses.

Para passar para a categoria A-  Esta poderá ser incluída em qualquer categoria. Caso o condutor seja habilitado somente na categoria A, poderá incluir primeiramente a categoria B e gradualmente as demais categorias.

Mas para solicitar a mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação a pessoa deve comparecer ao Centro de Mudança de categoria de CNH 2Formação de Condutores do DETRAN de sua cidade munido dos seguintes documentos:

– Carteira de Identidade( RG ), original e xeróx
– CPF, original e xeróx ,                                                                                                     – Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone), original e         – CNH, original e xeróx                                                                                                       – Duas fotografias 3×4 coloridas, nítidas, com fundo claro e não danificadas;
– Cópia autenticada de certificado de curso das disciplinas de direção defensiva (mínimo 10h/a) e primeiros socorros (mínimo 5h/a).

.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook