Atualizado em: 20 junho 2013

MPL: Movimento Passe Livre - Entenda o Movimento

Para você que não sabe o objetivo do Movimento Passe Livre (MPL) é conseguir um transporte gratuito e acessível para todas as camadas da sociedade.
Você Sabia?
Que Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às manifestação cultural, onde era realizada em toda a Península Ibérica.
Movimento Passe Livre (MPL) 1

MPL é um movimento social brasileiro que luta por um transporte público de verdade

Todos temos acompanhado a marcha dos manifestantes por diversas cidades de todo o Brasil e todos temos assistido à violência que acompanha estas manifestações, com depredações do patrimônio público e privado, onde até pessoas mal intencionadas estão quebrando vitrines e roubando os produtos das lojas.

Mas há também o excesso de violência por parte da polícia, contra manifestantes que às vezes estão somente gritando palavras de ordem ou sentados segurando cartazes. Mas durante todo esse tumulto, muito se tem falado do Movimento Passe Livre, mas o grande público ainda não sabe muito bem o que vem a ser este movimento e o que pretende conseguir.

publicidade:

Sobre o Movimento

O Movimento Passe Livre (MPL) é um movimento social que luta para que o  transporte público não faça parte da iniciativa privada, mas que o transporte público seja de responsabilidade da iniciativa pública. Sendo que o principal objetivo do Movimento Passe Livre (MPL) é conseguir um transporte gratuito e acessível para todas as camadas da sociedade. O Movimento Passe Livre (MPL) atua através de trabalhos de divulgação, estudos e análises dos sistemas de transporte nas principais cidades do país.

O Movimento Passe Livre (MPL) tem por princípios que norteiam o movimento: a independência, o apartidarismo e a horizontalidade.

Veja abaixo o que cada princípio significa:

Autonomia e independência: O Movimento Passe Livre (MPL)  pensa que as pessoas diretamente envolvidas na luta pelo transporte público gratuito são responsáveis pelas escolhas e criação das regras do movimento, sem a interferência de organizações externas como partidos e entidades estudantis.

Apartidarismo:O Movimento Passe Livre (MPL)  não é organizado visando as eleições. O Movimento Passe Livre (MPL)  pressiona o governo por políticas públicas, defendendo que a política é uma prática cotidiana que vai além do voto

Horizontalidade:  No Movimento Passe Livre (MPL)  não existe hierarquia de poder, portanto todos os membros têm igual poder de participação.

Federalismo: O Movimento Passe Livre (MPL) é um movimento nacional que se organiza através de um Pacto Federativo, que consiste na adoção dos mesmos princípios de independência, apartidarismo, horizontalidade, decisões por consenso e federalismo. Assim cada unidade do movimento tem autonomia desde as resoluções tomadas respeitem os princípios do Movimento Nacional.

As unidades do movimento devem ainda estabelecer uma rede de contatos entre as unidades, tentando promover a aproximação de uma unidade com a outra,promovendo assim um apoio mútuo entre as unidades, o que favorece uma melhor organização ao Pacto Federativo do Movimento Passe Livre (MPL) .

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook