Modificado em: 31 março 2010

Morfologia humana

Morfologia designa ao estudo das formas dos seres vivos, ou de uma parte deles.

Sendo essencial para a identificação e para a classificação das espécies, ela é dividida em Histologia e Anatomia.

Seguindo esta base, veremos a Morfologia humana primeiro pela sua Histologia, e, após pela sua Anatomia.

Os estudos da Histologia especificam-se nos estudos dos tecidos biológicos, no que diz respeito a sua função, estrutura e formação.

Os tecidos são divididos em:

Tecido epitelial: Reveste o corpo humano externa e internamente. Também tem como atividade produzir as glândulas de secreções.  Os epitélios que revestem o corpo são chamados de epitélios de revestimento ( trata-se de muito unidas, fazendo com que esse tecido seja muito resistente), enquanto o que produz glândulas é denominado de epitélio glandular.

Tecido conjuntivo: a sua principal característica está em possuir células variadas, com uma imensa quantidade de material intercelular. As funções dos tecidos conjuntivos são: preenchimento, sustentação, transporte, armazenamento, reparação, defesa e nutrição.

Tecido muscular: é o responsável pela movimentação, batimento cardíaco, pulsação arterial, contração uterina, etc. Estriado esquelético, estriado cardíaco e visceral liso são os tipos de tecidos musculares.

Tecido nervoso: é constituído por células que são capazes de transmitir estímulos elétricos ou químicos. As principais células nervosas são os neurônios.

A Anatomia humana é composta dos estudos da forma e da estrutura dos seres humanos, relacionando-os com os órgãos que o constituem.

Os estudos de anatomia se dividem em:

Osteologia: tem como função o estudo dos ossos.

Miologia: tem como função o estudo dos músculos.

Sindesmologia ou Artrologia: tem como função o estudo das articulações.

Angiologia: tem como função o estudo do coração e os grandes vasos.

Neuroanatomia: estuda o sistema nervoso central e o periférico.

Estesiologia: estuda os órgãos que se tem como característica a captação das sensações.

Esplancnologia: estuda as vísceras que se agrupam para o desempenho de uma determinada função, tal qual: fonação, digestão, respiração, reprodução e urinária.

Endocrinologia: estuda as glândulas sem ducto, que segregam hormônios, que são diretamente drenados na corrente sanguínea.

Tegumento comum: estuda a pele e os seus anexos.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook