Minas de Ouro no Brasil

Minas de Ouro no Brasil As minas de ouro tiveram grande importância durante o século XVIII e as primeiras que foram descobertas foram na região de Minas Gerais.

Como tudo começou

Foram os bandeirantes que começaram a encontrar minas de ouro em Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais o que provocou uma verdadeira febre em busca do metal precioso, mas foi uma total ilusão já que a exploração dependia de investimentos e quem conseguia isto eram os grandes comerciantes e proprietários rurais.

Quem encontrava ouro era obrigado a pagar um imposto que na época era chamado de quinto.

Todo este imposto era exigido pela coroa portuguesa e muitos tentavam sonegar correndo riscos e quando eram descobertos os soldados entravam nas residências dos devedores e retiravam bens até completar o valor.

Aconteceu então muita revolta e um desenvolvimento enorme na região Sudeste enquanto o Nordeste ficou estagnado.

Minas de Ouro no Brasil

Desta época do ciclo do ouro surgiu a Mina da Passagem que fica localizada em Mariana, Minas Gerais e é ainda uma das únicas minas de ouros abertas à visitação no Brasil e que não se extrai mais sendo somente ponto turístico.

Hoje em dia

A maior mina em operação está em Paracatu e infelizmente é controlada por uma empresa canadense e tudo que lá é produzido é exportado.

Embora todo o ouro que se explora nesta região não fique em território brasileiro as cidades próximas da mina estão prosperando rapidamente e o que vemos nestas cidades são prédios luxuosos, hipermercados e até faculdades e muitos carros novos nas ruas pequenas.

O local está se tornando muito melhor para viver embora ainda uma grande parte da população seja considerada muito pobre.

A empresa Canadense que investe no ouro brasileiro acredita que melhorando a cidade onde se encontra a mina de ouro melhora também o nível cultural podendo formar assim profissionais competentes para trabalhar na empresa.

Muito ainda precisa ser feito principalmente para preservar o meio ambiente e uma melhor distribuição de renda.

Minas de Ouro no Brasil

Muitas outras empresas estrangeiras estão implantando suas empresas de mineração em cidades do Maranhão e outros estados porque existe ainda muito ouro para ser explorado no nosso Brasil.

O Brasil, atualmente é o sétimo maior produtor mundial de ouro e este metal tão precioso e procurado é comercializado em forma de barras ou em jóias e seu preço varia, mas é um dos mais procurados investimentos no mundo todo.

Fonte

Wikipédia

O Globo

História Net