Atualizado em: 28 fevereiro 2011

Microsoft disponibiliza ferramenta para personalizar Windows 7

Microsoft disponibiliza ferramenta para personalizar WIndows 7Alguns anos atrás, a Microsoft estava livre para incluir no Windows a maioria dos softwares que eles queriam. Mas, como sabemos, devido a processos antitruste, Redmond teve que mudar esse comportamento, fazendo com que o Windows ficasse “neutro” em termos de aplicativos para escritório, mensagens instantâneas, antivírus, etc, e forçou a Microsoft a distribuir o resto dos seus softwares (Messenger , Security Essentials, etc) separadamente do sistema operacional.

No entanto, a Microsoft sempre teve a opção de convencer os fabricantes de pré-instalar o software, de modo que o usuário tenha esses programas sem ter que baixá-los. E agora parece que querem tirar mais proveito desta prática, tornando o processo de pré-instalação mais rápido e fácil para os fabricantes.

publicidade:

Usando um aplicativo chamado Express Deployment Tool, a empresa pode acrescentar software adicional para a ISO do Windows 7 com apenas um par de cliques. Atualmente o processo é longo e tedioso.

Os programas que a Microsoft quer que venham pré-instalados são a suíte Windows Live Essentials (Messenger, Movie Maker, Photo Gallery, Mail, etc), a barra do Bing, Office 2010 Starter, o antivírus Security Essentials. O Express Deployment Tool vai facilitar esta tarefa.

Todos os programas acima são relativamente bons na sua área exceto a Bing Bar, que beneficia muito mais a empresa que o usuário), e vêm pré-instalados para melhorar a experiência do Windows Seven, porque você não vai precisar fazer download de software extra e terá proteção antivírus adicional, chat ou edição de fotos. E se você prefere outros programas (Picasa, antivírus Avast, etc) tem sempre a opção de desinstalar os da Microsoft.

A medida, na minha opinião, é bem vinda e acabará facilitando enormemente a vida dos técnicos em manutenção de computadores, que podem baixar a ferramenta aqui. Eu mesmo vou baixá-la para criar minha própria versão personalizada do Windows 7.

Via | ZDNet
Imagem | Flickr com direitos de reprodução garantidos

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook