Atualizado em: 17 fevereiro 2011


Michelangelo Buonarroti – Biografia

Michelangelo foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente. Todo mundo que passou pela escola, já ouviu falar no artista. Ele é simplesmente um dos mais importantes de todos os tempos.

De acordo com site Sua Pesquisa:

“Como grande parte dos pintores e escultores da época, Michelangelo começou a carreira artística sendo aprendiz de um grande mestre das artes. Seu mestre, que lhe ensinou as técnicas artísticas, foi Domenico Girlandaio. Após observar o talento do jovem aprendiz, Girlandaio encaminhou-o para a cidade de Florença, para aprender com Lorenzo de Médici. Na Escola de Lorenzo de Medici, Michelangelo permaneceu por 2 anos (1490 a 1492). Em Florença, recebeu influências artísticas de vários pintores, escultores e intelectuais da época, já que a cidade era um grande centro de produção cultural”.

Em Bolonha, Itália, no ano de 1942, ele recebeu trabalhos importantes e os fez com capricho. Tanto que foi convidado para trabalhar novamente para italianos, devido as suas obras já feito antes. Foi convocado para fazer o túmulo papal, obra que nunca terminou, pois constantemente era interrompido por outros chamados e tarefas.

Foram várias obras que marcaram sua carreira, abaixo você vai conferir uma lista com as mais importantes, e com certeza, você irá relembrar pelos os nomes as obras que você estudou na escola:

– Afrescos do teto da Capela Sistina

– A criação de Adão

– Julgamento Final

– Martírio de São Pedro

– Conversão de São Paulo

– Cúpula da Basílica de São Pedro

– Esculturas: Davi, Leda, Moisés e Pietá

– Retratos da família Médici

– Livro de poesias : Coletânea de Rimas

– A Madona dos degraus (relevo)

Com certeza, você deve ter se recordado ao ler “Davi”, pois é, essa foi a escultura que ficou mais conhecida por todos. Não há um que não conheça por foto essa obra.

Michelangelo Morreu em 18 de fevereiro de 1564, aos 89 anos de idade na cidade de Roma. Até os dias de hoje é considerados um dos mais talentosos artistas plásticos de todos os tempos, junto com outros de sua época como, por exemplo, Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Donatello e Giotto di Bondone.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook