Atualizado em: 2 setembro 2013

Mercado de trabalho para quem não conseguiu aprovação na OAB

O bacharel de Direito só pode ser chamado de advogado se tiver passado no exame da OAB e for inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil.
Você Sabia?
Que o Assistente Social/Bacharel em Serviço Social é o profissional qualificado que, a profissão surge no final do século XIX, em 1898.
bacharel de Direito

OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia

O curso de bacharel de Direito é uma graduação universitária que permite ao formando ser muito mais do que um advogado.

Até porque vale lembrar que nenhum juiz é advogado, até porque não pode advogar enquanto exercer a função de juiz.. Nem mesmo os profissionais  da área da Justiça podem ser advogados, sim haveria uma contradição em querer defender os direitos de seus clientes e trabalhar para a Justiça Federal ou Estadual. Assim os juízes e funcionários da Justiça  têm que dar baixa na OAB, para poderem então exercer as suas funções.

publicidade:

Funções do Bacharel

Assim o bacharel em Direito pode ser Delegados de Polícia, sem precisarem ter sido aprovados no exame da OAB. Então como vimos os bacharéis de Direito que não passaram no exame da OAB podem fazer concursos para juiz, cargos da área da justiça federal ou estadual, delegados de polícia, além de inúmeros  concursos públicos para cargos que exijam o nível superior sem a carteira da OAB ou até mesmo dando aula em universidades,mas lembrando que é necessário a pós graduação e as vezes até doutorado, para exercer essa função de professor de ensino superior.

Há também a possibilidade de que os bacharéis de Direito possam trabalhar junto à escritórios de advocacia de advogados que tenham a devida carteira da ordem. Sendo que então os bacharéis que não passaram nos exames da ordem não podem defender os clientes nos tribunais, nem assinar processos, assumindo a defesa dos clientes, mas podem montar os processos, buscando documentos e provas para tal, entre outras funções.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook